Relatório do Comitê Temporário de Paridade de Gênero

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

CICLOVIDA - Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Ceará

Município

Fortaleza

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Gênero

Palavra chave 3

Mulher

Descrição

Em dezembro de 2017, a Ciclovida encerra sua gestão, pela primeira vez, com a totalidade de cargos eletivos ocupados por homens. Apesar de se tratar de uma situação inédita depois de três gestões de diretorias eleitas, a participação de mulheres, apesar de qualitativamente relevante, nunca foi quantitativamente muito expressiva.
A maior quantidade de homens usando bicicleta na cidade não explica este fato. A predominância de homens de bicicleta nas ruas é maior no Brasil como um todo, e isso não impediu que a quantidade de homens e de mulheres inscritas no Bicicultura 2017 – evento nacional pela promoção da cultura da bicicleta ocorrido no Recife – fosse similar.
Além do mais, em 2017, as Ciclanas – coletivo de mulheres em bicicletas de Fortaleza – seguiram atuando de forma relevante, e a coordenação do Bike Anjo de Fortaleza esteve em mãos de uma mulher.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.