Relatório de Vistoria e Indicação de Tipologia de Infraestruturas Cicloviárias – GT Pedala BH
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
ITDP
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Minas Gerais
Município
Belo Horizonte
Ano da publicação
2016
Palavra chave 1
Dados
Palavra chave 2
Infraestrutura
Palavra chave 3
infraestrutura cicloviária
Descrição
O “Relatório de Vistoria e Indicação de Tipologia de Infraestrutura Cicloviária – GT Pedala BH” foi construído de maneira participativa por ciclistas participantes do Grupo de Trabalho Pedala BH*, pela Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – BH em Ciclo – e contou com o apoio do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP Brasil.
Seu conteúdo é o resultado de um trabalho colaborativo de vistorias realizadas no marco do processo de implantação de 150 km de infraestrutura cicloviária alimentadora da rede de transporte coletivo em Belo Horizonte. Os integrantes do GT Pedala BH realizaram visitas decampo e recomendaram tipologias de infraestrutura cicloviária para cada trecho da rede pré-definida. Essas recomendações deverão ser entregues pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) à empresa vencedora da licitação para subsidiá-la na concepção e desenvolvimento do projeto executivo.
O relatório está dividido em sete itens e apresenta uma contextualização da infraestrutura cicloviária atual e planejada em Belo Horizonte e seu processo de planejamento através do GT Pedala BH (itens 2 e 3). A metodologia desenvolvida e o resultado da sistematização das vistorias constam nos itens 4 e 5. Nos anexos, estão disponíveis as rotas cicloviárias existentes e previstas até 2020 (anexo 1), o formulário e instruções para preenchimento desenvolvidos como parte da metodologia (anexos 2 e 3), além dos formulários e levantamento fotográfico das vistorias (anexos 4 e 5).
*O GT Pedala BH é um grupo aberto e sem líderes que serve de espaço para o diálogo entre poder público (Prefeitura de Belo Horizonte/BHTrans) e cidadãos interessados em fomentar o uso da bicicleta na cidade como meio de transporte.