RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA VIA EXPRESSA SUL – CARIANOS
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Instituição pública
Nome do autor
Câmara Municipal de Florianópolis
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Santa Catarina
Município
Florianópolis
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Infraestrutura
Palavra chave 3
Legislativo
Palavra chave 4
levantamento
Palavra chave 5
visita técnica
Descrição
A fim de dar cumprimento às demandas da reunião conjunta das Frentes Parlamentares da
Mobilidade Urbana e em Defesa do Ciclista da Câmara Municipal de Florianópolis realizada em
13 de agosto de 2020, no dia 19 de setembro do mesmo ano eu realizei uma visita técnica ao
local, com registro do caminho feito pelo aplicativo Strava, podendo ser visualizado pelos
seguintes links:
– https://www.strava.com/activities/4084313103
– https://www.strava.com/activities/4084341116
– https://www.strava.com/activities/4084666612
O trajeto foi feito de bicicleta, em ida e volta, totalizando 33,77 km, iniciado às 14h06 e
finalizados às 20h46, com duração total de 6h40min, contando as pausas, e ganho de elevação de
apenas 45m, passando pelos bairros/localidades Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé,
Carianos, Ressacada e Aeroporto (Fig.1).
A base do presente relatório era para verificar as seguintes demandas registradas na ata,
mas não se restringindo apenas a elas: “(i) necessidade de troca dos guardrails da Via Expressa
Sul no Trevo da Seta; (ii) falta de conexão da ciclovia da Via Expressa Sul ao início da Rodovia
Diomício Freitas; (iii) realocar faixa de pedestre antes da Ponte sobre o Rio Tavares; (iv)
sugestão de retorno a partir de uma rua sob a ponte atual; (v) travessia e ligação das ciclovias da
Diomício Freitas, entorno da Ressacada e novo acesso; (vi) transformar em lombofaixa a faixa
de pedestre na Rua Aurino de Maximo Nauck; (vii) construir faixa de aceleração para retorno ao
bairro; (viii) realocar placas que ficaram para dentro da RESEX Pirajubaé e não na via. Fabiano
ainda citou (ix) arborização e drenagem na ciclovia do novo acesso.”