Proposta metodológica para definição de rede cicloviária : um estudo de caso de Maringá

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

ENGENHARIA URBANA

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Neri, Thiago Botion

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Maringá

Ano da publicação

2012

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

mobilidade urbana

Palavra chave 3

Plano cicloviário

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Palavra chave 5

Transporte Cicloviário

Descrição

As ciclovias podem ser uma eficiente maneira de amenizar os problemas do transito causados pelo excessivo numero de veículos, e de contribuir para o aumento da qualidade de vida nas cidades e áreas metropolitanas. Nas ultimas décadas, devido as transformações climáticas e a possibilidade de esgotamento de recursos naturais, como minérios e petróleo, conceitos de sustentabilidade vem ganhando forca, principalmente em países desenvolvidos. Neste aspecto, uma das áreas que vem se desenvolvendo com maior rapidez e a mobilidade sustentável, onde são criadas alternativas de deslocamentos urbanos para modos não motorizados, além de planos de usos e ocupação planejada e melhoria dos transportes públicos, diminuindo a ocorrência de modos motorizados individuais. A busca por alternativas cicloviárias vem crescendo e se destacando principalmente em cidades européias e mais recentemente no continente americano, porem varias cidades brasileiras ainda não contam com uma boa infraestrutura. Dentre vários fatores que influenciam o uso da bicicleta como meio de transporte, destacam-se características culturais, clima, relevo e estrutura implantada. Em um sistema de transporte urbano, a bicicleta pode ter papeis complementares e alternativos, dando suporte a outros modos, sendo usada para pequenos e médios deslocamentos. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar uma proposta metodológica para verificar o potencial cicloviário urbano. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos para tal fim partiram de pesquisas e projetos de outros autores, com a abordagem em três etapas seqüenciais: características cicloviárias gerais da cidade, eixos viários potenciais e analise da rede em potencial. O estudo de caso ocorreu na cidade de Maringá, Paraná, Brasil, onde primeiramente, em observação macro, foi analisada a cidade sendo verificados aspectos de relevo, clima, tamanho e forma urbana, itens que obtiveram resultados satisfatórios e compatíveis com o transporte cicloviário. Em seguida, foram levantadas as regiões urbanas e os locais de potencial atração/geração de deslocamentos cicloviários. Todos os eixos apresentaram resultados finais satisfatórios entre potencialidades medias e altas, se destacando em parâmetros como viabilidade técnica, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental. Em redes, os eixos cicloviarios potenciais cobriram uma grande área de influencia no perímetro urbano, por formarem um tramo de vias para as bicicletas conectadas entre si e em sua maioria interligarem-se a terminais modais e futuros corredores de transporte. Dessa forma o método proposto foi satisfatório para a analise e a cidade estudada apresentou um potencial cicloviario muito alto, sendo possível desenvolver projetos cicloviarios em todas as regiões urbanas. O trabalho pode incentivar o poder publico a incluir este tema nos planos futuros para o transporte.

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