Proposta de um sistema de bicicletas compartilhadas para uma cidade de médio porte
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
ENGENHARIA URBANA
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Mora Olmos, Camilo Andrés
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
Araraquara
Ano da publicação
2021
Palavra chave 1
Compartilhamento
Palavra chave 2
Infraestrutura
Palavra chave 3
mobilidade urbana
Palavra chave 4
MOORA
Descrição
Os sistemas de bicicletas compartilhadas (SBC) no mundo têm fornecido muitos benefícios para as cidades como melhorias no tráfego, na saúde e no meio ambiente. Um elemento que participa com alta importância no sucesso das bicicletas compartilhadas é a localização das estações. Este trabalho apresenta uma proposta de um sistema de bicicletas compartilhadas para uma cidade de médio porte (Araraquara, S.P.), estabelecendo as localizações das estações e avaliando as características próprias do município. São considerados fatores como locais com alta concentração de deslocamentos (polos geradores de viagens), elementos do sistema de ônibus, infraestrutura atual e projetada para bicicletas, pontos de interesse da cidade, caraterísticas topográficas, e perfil dos usuários de bicicleta. A metodologia proposta utilizou a modelagem de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), a qual permitiu determinar certas caraterísticas a partir de análises próprias da geografia como distâncias, densidades, mapeamentos. Paralelamente, o SIG se conectou com modelos de tomada de decisões, tais como o Processo Hierárquico Analítico (AHP) e a Otimização de Múltiplos Objetivos por Análise de Proporção (MOORA). No trabalho, esta metodologia procurou estabelecer critérios, avaliá-los e atribuir-lhes pesos com a participação dos três métodos, SIG, AHP e MOORA. Tais métodos contribuíram para a construção de mapas indicando as áreas de alta e média possibilidade para localizar as estações do sistema de bicicletas compartilhadas, a partir das quais foram geradas três alternativas que avaliaram características como número de bicicletas, tipo de sistema (manual ou automático) e custo de operação. Destas alternativas, a mais adequada propõe um sistema misto, com um menor custo e uma média de viagens adequada para um apropriado funcionamento. A partir do desenvolvimento do trabalho, também foi possível caracterizar a participação dos elementos como a infraestrutura cicloviária, a temperatura e a declividade dentro da implementação do sistema de bicicletas compartilhadas. Finalmente, com o andamento do trabalho Araraquara se apresentou como uma cidade com um importante potencial para implementar um sistema de bicicletas compartilhadas.