Proposta de um sistema de bicicletas compartilhadas para uma cidade de médio porte

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

ENGENHARIA URBANA

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Mora Olmos, Camilo Andrés

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

Araraquara

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

Compartilhamento

Palavra chave 2

Infraestrutura

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

MOORA

Descrição

Os sistemas de bicicletas compartilhadas (SBC) no mundo têm fornecido muitos benefícios para as cidades como melhorias no tráfego, na saúde e no meio ambiente. Um elemento que participa com alta importância no sucesso das bicicletas compartilhadas é a localização das estações. Este trabalho apresenta uma proposta de um sistema de bicicletas compartilhadas para uma cidade de médio porte (Araraquara, S.P.), estabelecendo as localizações das estações e avaliando as características próprias do município. São considerados fatores como locais com alta concentração de deslocamentos (polos geradores de viagens), elementos do sistema de ônibus, infraestrutura atual e projetada para bicicletas, pontos de interesse da cidade, caraterísticas topográficas, e perfil dos usuários de bicicleta. A metodologia proposta utilizou a modelagem de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), a qual permitiu determinar certas caraterísticas a partir de análises próprias da geografia como distâncias, densidades, mapeamentos. Paralelamente, o SIG se conectou com modelos de tomada de decisões, tais como o Processo Hierárquico Analítico (AHP) e a Otimização de Múltiplos Objetivos por Análise de Proporção (MOORA). No trabalho, esta metodologia procurou estabelecer critérios, avaliá-los e atribuir-lhes pesos com a participação dos três métodos, SIG, AHP e MOORA. Tais métodos contribuíram para a construção de mapas indicando as áreas de alta e média possibilidade para localizar as estações do sistema de bicicletas compartilhadas, a partir das quais foram geradas três alternativas que avaliaram características como número de bicicletas, tipo de sistema (manual ou automático) e custo de operação. Destas alternativas, a mais adequada propõe um sistema misto, com um menor custo e uma média de viagens adequada para um apropriado funcionamento. A partir do desenvolvimento do trabalho, também foi possível caracterizar a participação dos elementos como a infraestrutura cicloviária, a temperatura e a declividade dentro da implementação do sistema de bicicletas compartilhadas. Finalmente, com o andamento do trabalho Araraquara se apresentou como uma cidade com um importante potencial para implementar um sistema de bicicletas compartilhadas.

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