Proposta de um método para a definição de rotas cicláveis em áreas urbanas
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
ENGENHARIA URBANA
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
JANICE KIRNER
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2006
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Planejamento
Palavra chave 3
Transporte
Descrição
Os problemas urbanos causados pelo planejamento de transportes que prioriza o uso do
automóvel indicam a inserção da bicicleta como alternativa viável de transporte urbano
nas cidades brasileiras. No entanto, constata-se a falta de diretrizes que possam nortear
as políticas de estímulo ao transporte cicloviário, dentre as quais se destaca a inserção
ou melhoria na infra-estrutura para os ciclistas. O objetivo deste estudo é propor um
método para a definição de rotas cicláveis em áreas urbanas que realmente tenham
resultados satisfatórios para o incentivo ao transporte cicloviário, enfocando tanto o
aspecto da demanda, quanto o aspecto do nível de serviço das vias para viagens de
bicicleta em vias compartilhadas em áreas urbanas. O método proposto pode ser
dividido nas seguintes etapas: (1) identificação do pólo potencial para geração de
viagens por bicicleta; (2) coleta de dados sobre o comportamento de viagem dos
usuários do pólo; (3) identificação dos segmentos de vias onde existe maior demanda
potencial de viagens por bicicletas; (4) avaliação do nível de serviço dos segmentos de
vias selecionados; e (5) priorização dos segmentos de vias com maior necessidade de
melhoramentos para definição das rotas cicláveis. Foi realizado um estudo de caso na
cidade de São Carlos, onde a metodologia definida foi aplicada em dois pólos geradores
de viagens utilitárias por bicicleta. Os dados necessários para o estudo foram obtidos
através de 106 entrevistas, que incluíram um questionário e uma pesquisa de preferência
declarada. Os dados obtidos na pesquisa de preferência declarada permitiram estimar
que a condição do pavimento foi o atributo com maior importância relativa para os
entrevistados, em detrimento da velocidade dos veículos motorizados e do tempo de
viagem. A identificação e o estudo das vias onde existe maior demanda potencial de
viagens por bicicletas incluiu a delimitação da área de influência dos pólos, a definição
das linhas de desejo de viagens e o levantamento dos itinerários percorridos pelos
entrevistados. Estas etapas foram desenvolvidas com o uso do TransCAD. A avaliação
do nível de serviço dos segmentos selecionados resultou em medidas de nível de serviço
de mesmo valor para todas as vias, o que não permitiu a priorização dos segmentos com
maior necessidade de melhoramentos para definição de rotas cicláveis. No entanto,
como os valores atribuídos às vias foram considerados inaceitáveis para o transporte
cicloviário, uma série de melhorias foi sugerida para amenizar as suas deficiências.