Proposta de índice de oferta de infraestrutura cicloviária: o caso de Bauru-SP
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Fonseca, Natalia Felicio da Silva
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
Bauru
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
análise
Palavra chave 2
Avaliação
Palavra chave 3
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 4
estrutura cicloviária
Palavra chave 5
Índice cicloviário
Palavra chave 6
Índice de desenvolvimento Cicloviário
Palavra chave 7
Transporte
Descrição
Priorizando a mobilidade urbana sustentável, a bicicleta é apontada como meio de transporte devido ao seu baixo custo, pouco espaço viário consumido e principalmente pela ausência de impactos negativos por não ser poluente, reduzir o nível de ruído do sistema e não consumir energia não renovável. Na intenção de que a população possa adotar a bicicleta como meio de transporte e não apenas como lazer, são necessários investimentos para implantação de infraestrutura cicloviária adequada e de qualidade que forneça segurança e conforto ao usuário. O objetivo dessa pesquisa é a elaboração de um índice que qualifique a oferta de infraestrutura cicloviária de uma dada região a partir de aspectos que forneçam segurança e conforto ao usuário de bicicleta e ainda estimule o uso da bicicleta como meio de transporte. Isso se deu através da percepção de especialistas e revisão de literatura, por meio das quais foram identificados e avaliados 23 temas, agrupados em três domínios: Segurança, Geometria e Facilidades. Na sequência, o método Structured Pairwise Comparison (SPC) foi utilizado para priorização e ponderação dos domínios e temas, também com base em uma consulta a especialistas. Posteriormente, foram criados indicadores que pudessem valorar cada um dos temas, proporcionando a aplicação do índice em uma determinada região. Os resultados mostraram que o domínio Segurança foi o mais relevante na avaliação de uma infraestrutura cicloviária qualificada, sendo a Velocidade da via o tema com maior relevância no cálculo deste índice. Finalizada a proposição do índice, foi realizada sua aplicação no município de Bauru em que foi possível identificar ainda que apenas a existência de infraestrutura destinada à ciclistas não é suficiente, os parâmetros mínimos em termos de características físicas devem ser atendidos, bem como devem ser implantadas infraestruturas acessórias que facilitem o tráfego do usuário de bicicleta.