Proposta de índice de oferta de infraestrutura cicloviária: o caso de Bauru-SP

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Civil e Ambiental

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Fonseca, Natalia Felicio da Silva

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

Bauru

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

análise

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

estrutura cicloviária

Palavra chave 4

Índice cicloviário

Palavra chave 5

Índice de desenvolvimento Cicloviário

Palavra chave 6

Transporte

Descrição

Priorizando a mobilidade urbana sustentável, a bicicleta é apontada como meio de transporte devido ao seu baixo custo, pouco espaço viário consumido e principalmente pela ausência de impactos negativos por não ser poluente, reduzir o nível de ruído do sistema e não consumir energia não renovável. Na intenção de que a população possa adotar a bicicleta como meio de transporte e não apenas como lazer, são necessários investimentos para implantação de infraestrutura cicloviária adequada e de qualidade que forneça segurança e conforto ao usuário. O objetivo dessa pesquisa é a elaboração de um índice que qualifique a oferta de infraestrutura cicloviária de uma dada região a partir de aspectos que forneçam segurança e conforto ao usuário de bicicleta e ainda estimule o uso da bicicleta como meio de transporte. Isso se deu através da percepção de especialistas e revisão de literatura, por meio das quais foram identificados e avaliados 23 temas, agrupados em três domínios: Segurança, Geometria e Facilidades. Na sequência, o método Structured Pairwise Comparison (SPC) foi utilizado para priorização e ponderação dos domínios e temas, também com base em uma consulta a especialistas. Posteriormente, foram criados indicadores que pudessem valorar cada um dos temas, proporcionando a aplicação do índice em uma determinada região. Os resultados mostraram que o domínio Segurança foi o mais relevante na avaliação de uma infraestrutura cicloviária qualificada, sendo a Velocidade da via o tema com maior relevância no cálculo deste índice. Finalizada a proposição do índice, foi realizada sua aplicação no município de Bauru em que foi possível identificar ainda que apenas a existência de infraestrutura destinada à ciclistas não é suficiente, os parâmetros mínimos em termos de características físicas devem ser atendidos, bem como devem ser implantadas infraestruturas acessórias que facilitem o tráfego do usuário de bicicleta.

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