Proposta de bicicleta para incentivar seu uso e o empoderamento da mulher na mobilidade urbana
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Design
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Martha Fogliatto Prado
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2018
Palavra chave 1
Ciclomobilidade
Palavra chave 2
DESIGN ESTRATÉGICO
Palavra chave 3
Gênero
Palavra chave 4
Mulher
Palavra chave 5
Políticas Públicas
Descrição
Os grandes centros urbanos estão situados em um contexto no qual cada vez mais a mobilidade urbana está focada em veículos motorizados, que acabam por ser um dos grandes responsáveis pelos grandes congestionamentos e volume de poluentes. Buscar soluções que minimizem estes e outros importantes impactos, e que não contribuam com o aumento deles, passou de uma opção para uma necessidade. Através da fundamentação teórica e pesquisas de contextualização, verificou-se que a bicicleta é uma alternativa interessante neste contexto. Ainda, percebeu-se que no âmbito do empoderamento da mulher, este meio de transporte pode auxiliar na construção de uma mobilidade urbana com cada vez mais mulheres presentes ativamente. Este trabalho tem como objetivo, portanto, propor uma alternativa de mobilidade urbana no âmbito do design de produto com foco no ciclismo feminino, de forma a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e empoderar a mulher na mobilidade urbana. A metodologia baseia-se nos 101 Métodos de Design do Kumar através de um processo de inovação em design e o projeto apresenta a contextualização sobre a temática, a apresentação do planejamento do projeto e referencial teórico, a metodologia aplicada e, por fim, o projeto informacional e o conceito do projeto. A seguir, o projeto conceitual, no qual é desenvolvido o conceito do produto e é apresentada e detalhada a solução final. O resultado deste projeto é uma proposta de bicicleta para mulheres como ferramenta para incentivar a mulher a utilizar este meio de transporte através da promoção de autonomia e empoderamento na mobilidade urbana, diminuindo a necessidade de manutenção e conectando a usuária com a bicicleta de forma que ela conheça suas particularidades.