Promoting a Transition to Clean and Inclusive Mobility in the Global South: A Socio-Technical Analysis of Public Bike Sharing Systems in São Paolo
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Dylan Ahern
Língua
Inglês
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Paulo
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
compartilhadas
Palavra chave 2
Inclusão
Palavra chave 3
São Paulo
Palavra chave 4
Sustentabilidade
Descrição
Sumário
Como resultado das recentes tendências de urbanização, cidades do hemisfério sul enfrentam severos problemas relacionados a mobilidade urbana: congestionamento, poluição do ar, e saúde. Além disso, as políticas de uso de terra e de transporte urbano baseadas em transporte motorizado contribuem significativamente para a mudança do clima. Portanto, acadêmicos têm proposto um paradigma sustentável de mobilidade, estressando a necessidade de transicionar para uma mobilidade sustentável e inclusiva. Uma inovação que tem sido sugerida para ter um importante papel nessa transição de mobilidade é a de sistema público de bicicletas compartilhadas. Porém, não está sendo claro quais são os papéis dos atores em promover essa transição nas cidades do hemisfério sul, e quais são as impulses e barreiras existentes.
Além de ser uma das maiores metrópoles do hemisfério sul, São Paulo também enfrenta algumas das piores condições de mobilidades. Além disso, recentemente viu o surgimento de três sistemas públicos de compartilhamento de bicicletas. Esta pesquisa, logo, toma São Paulo como área de estudo de caso, e estuda o papel dos diferentes atores na promoção da transição para uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. A coleção de dados inclui uma pesquisa de campo de cinco meses em São Paulo, onde entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com companhias de compartilhamento de bicicletas, organizações de cicloativistas, e administradores e políticos tomadores de decisão seniores que trabalham na prefeitura de São Paulo.
Resultados sugerem que organizações da sociedade civil têm um papel muito maior em promover essa transição do que foi previamente antecipado pela literatura. Junto de atores privados, os atores da sociedade civil têm consolidado a política do ciclismo formando organizações profissionais, usando de estratégias de despolitização e provendo assistência técnica para a prefeitura. Inovação socioinstitucional facilitou uma colaboração mais de perto entre os atores chaves, permitindo o surgimento de uma comunidade epistêmica. Em seguida, ela sugere que companhias de compartilhamento de bicicletas têm uma importante contribuição em forçar o regime para medidas de mobilidade limpa. No entanto, esta pesquisa descobre que os problemas de inclusão permanecem como resultado da desregulamentação da política pública do sistema de compartilhamento de bicicletas no nível municipal. Por último, as resultados identificam as motivações e barreiras que hoje em dia afetam a transição e provê recomendações para assim acelerar uma mobilidade mais sustentável e inclusiva no hemisfério sul.
Palavras chaves: Sistemas de compartilhamento de bicicletas, políticas de ciclismo, Multi-Level Perspective, transição, países em desenvolvimento
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Summary
As a result of recent trends of mega-urbanization, cities in the Global South
face severe problems related to urban mobility, including congestion, air
pollution, and health. In addition, land use and urban transport policies based
on motorized transport contribute significantly to climate change. Scholars
have therefore proposed a sustainable mobility paradigm, stressing the need for
a transition towards clean and inclusive mobility. One innovation that recently
gained importance is public-bike sharing systems. However, it has been unclear
what the roles of different actors are in promoting this transition in Global
South cities, and what drivers and barriers exist.
Besides being one of the biggest metropolises in the Global South, São Paulo
also faces some of the worst mobility conditions. Besides, it recently saw the
emergence of three public bike sharing systems. This research therefore takes
São Paulo as a case study area, and studies the role of different actors
promoting the transition towards clean and inclusive mobility. The datacollection included a five-month field research in São Paulo, where semistructured interviews have been conducted with public-bike sharing systems
companies, cycloactivist organizations, and senior administrative and political
decision-makers working at the Municipality of São Paulo.
Findings suggest that civil society organizations play a much bigger role in
promoting the transition than previously anticipated upon in the literature.
Together with private actors, civil society actors have consolidated cycling
policy by forming professional organizations, using depolitization strategies
and providing technical assistance to the Municipality. Socio-institutional
innovation at the municipal level facilitated a closer collaboration between key
actors, allowing the emergence of an epistemic community. It further suggests
that public bike sharing companies form an important contribution to pushing
the regime to stimulate clean mobility. However, this research finds that
problems of inclusivity remain as a result of deregulation of public bike sharing
system policy at the municipal level. Last, this thesis identifies drivers and
barriers that currently affect the transition and provides recommendations to
further accelerate clean and inclusive mobility in the Global South.
Key words: Public bike sharing systems, Cycling policy, Multi-Level
Perspective, Transition, Developing countries