Promoção da Mobilidade por bicicleta no Brasil

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Mobilidade ativa

Veículo

Congressos 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Victor Andrade; Juciano Rodrigues; Filipe Marino

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Mobilidade ativa

Palavra chave 2

Mobilidade por bicicleta

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Descrição

O panorama da mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras tem se tornado cada
vez mais crítico. Nossas cidades, por um lado, se viram diante de um longo período de
ausência de investimentos em transporte público de massa, por outro, foram atingidas
por um aumento explosivo da motorização individual. Tais fatores acabaram por
determinar, em grande medida, a maneira como nos deslocamos atualmente.
Evidências que caracterizam uma piora nas condições de mobilidade urbana no país
não faltam. Pioneiro por trazer um panorama dos últimos vinte anos, o estudo de
Rafael Pereira e Tim Shwhanen, realizado com dados da Pesquisa Nacional por
Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, mostra uma trajetória crescente do tempo de
deslocamento nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Ao mesmo tempo,
dados do Censo 2010 revelaram expressivas diferenças entre elas, se destacando a
situação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que aparecia com o maior
percentual de pessoas que realizavam o trajeto casa-trabalho com o tempo superior a
1 hora, superando inclusive a Região Metropolitana de São Paulo.

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