Primeiros passos para um sistema de ônibus mais sensível à primeira infância – Relatório
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
ITDP Brasil
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
Escola
Palavra chave 2
Infância
Palavra chave 3
Segurança viária
Palavra chave 4
Transporte público
Descrição
Este estudo envolveu três etapas. A primeira foi a definição da área a ser estudada com maior
detalhe. A determinação da área de estudo levou em conta:
• Densidade e concentração de população de baixa renda: possíveis intervenções nestas áreas
tendem a impactar mais pessoas e ajudam a promover maior inclusão social;
• Presença de serviços e equipamentos de atendimento à primeira infância: creches e unidades
de saúde são equipamentos utilizados com maior frequência pelos cuidadores de crianças de
0 a 3 anos de idade;
• Proximidade de vias arteriais e expressas: estas em geral possuem um volume maior de
tráfego com alta velocidade, podendo resultar em maior risco à circulação de pedestres.
A segunda etapa do projeto foi desenvolvida utilizando a técnica qualitativa de grupo focal.
Este tipo de pesquisa, em formato de discussão, torna possível coletar as percepções, reações e
sentimentos de forma relativamente homogênea dentro de um grupo de pessoas com características
semelhantes. A discussão é incentivada por um moderador e se desenvolve a partir dos pontos de
vista dos participantes, o que possibilita uma visão detalhada e subjetiva do tema a ser tratado5.
As discussões ocorreram entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2019 com quatro grupos
diferentes formados por cerca de 10 pessoas cada. Os participantes foram selecionados segundo os
critérios do questionário de recrutamento presente no Anexo 1. O perfil e a composição de cada grupo
pode ser visualizado no Anexo 2. As discussões seguiram como orientação o roteiro de entrevista
presente no Anexo 3. Cada grupo discutiu por cerca de uma hora e meia sobre os temas. Todas as
reuniões foram gravadas e transcritas e as identidades dos participantes foram preservadas ao
longo do processo.
A terceira etapa do projeto busca complementar a perspectiva dos cuidadores com uma análise das
condições de caminhabilidade e dos pontos de ônibus presentes na área de estudo. Esta teve como
referências primárias as seguintes metodologias:
• Índice de Caminhabilidade 2.0 (ITDP Brasil, 2018);
• Pedestrians First Toolkit (ITDP, 2020);
• Qualificação e Racionalização do Transporte Público Urbano por Ônibus (NTU, 2014);
• Pontos de parada de ônibus urbano – Caderno técnico nº. 2 (ANTP, 1995);
• Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana (WRI Brasil, 2017).
Metodologia