Primeiros passos para um sistema de ônibus mais sensível à primeira infância – Relatório

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

ITDP Brasil

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Escola

Palavra chave 2

Infância

Palavra chave 3

Segurança viária

Palavra chave 4

Transporte público

Descrição

Este estudo envolveu três etapas. A primeira foi a definição da área a ser estudada com maior

 

detalhe. A determinação da área de estudo levou em conta:

 

• Densidade e concentração de população de baixa renda: possíveis intervenções nestas áreas

 

tendem a impactar mais pessoas e ajudam a promover maior inclusão social;

 

• Presença de serviços e equipamentos de atendimento à primeira infância: creches e unidades

 

de saúde são equipamentos utilizados com maior frequência pelos cuidadores de crianças de

 

0 a 3 anos de idade;

 

• Proximidade de vias arteriais e expressas: estas em geral possuem um volume maior de

 

tráfego com alta velocidade, podendo resultar em maior risco à circulação de pedestres.

 

A segunda etapa do projeto foi desenvolvida utilizando a técnica qualitativa de grupo focal.

 

Este tipo de pesquisa, em formato de discussão, torna possível coletar as percepções, reações e

 

sentimentos de forma relativamente homogênea dentro de um grupo de pessoas com características

 

semelhantes. A discussão é incentivada por um moderador e se desenvolve a partir dos pontos de

 

vista dos participantes, o que possibilita uma visão detalhada e subjetiva do tema a ser tratado5.

 

As discussões ocorreram entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2019 com quatro grupos

 

diferentes formados por cerca de 10 pessoas cada. Os participantes foram selecionados segundo os

 

critérios do questionário de recrutamento presente no Anexo 1. O perfil e a composição de cada grupo

 

pode ser visualizado no Anexo 2. As discussões seguiram como orientação o roteiro de entrevista

 

presente no Anexo 3. Cada grupo discutiu por cerca de uma hora e meia sobre os temas. Todas as

 

reuniões foram gravadas e transcritas e as identidades dos participantes foram preservadas ao

 

longo do processo.

 

A terceira etapa do projeto busca complementar a perspectiva dos cuidadores com uma análise das

 

condições de caminhabilidade e dos pontos de ônibus presentes na área de estudo. Esta teve como

 

referências primárias as seguintes metodologias:

 

• Índice de Caminhabilidade 2.0 (ITDP Brasil, 2018);

 

Pedestrians First Toolkit (ITDP, 2020);

 

• Qualificação e Racionalização do Transporte Público Urbano por Ônibus (NTU, 2014);

 

• Pontos de parada de ônibus urbano – Caderno técnico nº. 2 (ANTP, 1995);

 

• Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana (WRI Brasil, 2017).

 

Metodologia

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