Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Engenharia de Produção
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Silva, André Luiz Dultra Nascimento da
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Rio Grande do Sul
Município
Porto Alegre
Ano da publicação
2018
Palavra chave 1
Acidentes de trânsito
Palavra chave 2
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 3
Segurança viária
Descrição
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, teve início um processo de aumento da utilização dos automóveis nos grandes centros urbanos que modificou o desenho das cidades e o padrão de deslocamento nesses espaços. Uma das diversas consequências negativas da consolidação do automóvel como principal meio de transporte nas metrópoles foi o aumento do número de acidentes no trânsito, principalmente os que envolviam os usuários de transporte ativo – pedestres e ciclistas. A promoção dos modos de transporte não motorizados, como a bicicleta, é tida como ação complementar para reversão desse processo, porém, para tanto, é necessário melhorar a percepção de segurança sobre o modo cicloviário. A tomada de decisão por parte dos gestores do tráfego acerca das intervenções viárias que melhoram a segurança dos ciclistas carece de entendimento sobre os elementos que influenciam a ocorrência de acidentes envolvendo estes usuários. Desse modo, o trabalho desenvolvido nesta dissertação tem como objetivo a verificação da existência de relação entre os elementos urbanos construídos, os fatores socioeconômicos e outras possíveis fontes de risco com a frequência e severidade dos acidentes cicloviários na cidade de Porto Alegre O processo de investigação utilizou softwares de georreferenciamento para consolidar os dados coletados segundo as unidades de análise definidas. A frequência de acidentes foi modelada através de Modelo de Regressão Binomial Negativo e a severidade de acidentes foi modelada através de Modelo Logit Multinomial. O modelo de frequência de acidentes apresentou duas variáveis significativas. Em seguida, foi gerado um novo modelo de frequência de acidentes a partir da eliminação de possíveis fontes de discrepância dos dados. Os resultados indicaram que este segundo modelo estava melhor ajustado ao cenário estudado. O modelo de severidade de acidentes foi composto por 18 variáveis significativas. Por fim, os elementos que demonstraram maior prevalência sobre a acidentalidade de ciclistas foram a interação com automóveis, a presença de vias arteriais, a proximidade com áreas de interseção e o envolvimento de usuários vulneráveis (jovens e idosos em bicicletas) nos acidentes.