POTENCIALIDADES CICLOVIÁRIAS NO PLANO PILOTO
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Arquitetura e urbanismo
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Camila de Carvalho Pires
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Distrito Federal
Município
Brasília
Ano da publicação
2008
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Descrição
A fim de verificar as potencialidades cicloviárias do Plano Piloto de Brasília, o trabalho
aborda problemas e questões da mobilidade urbana na cidade de estudo, com ênfase no
uso do espaço público. A prioridade dada ao transporte motorizado individual pela
política e pela configuração da infra-estrutura urbana causa problema de segregação
espacial, com perda e privatização do espaço coletivo, e social, onde usuários de outros
meios de transporte têm seus direitos restritos. Nesse quadro de agravamento da
vulnerabilidade de ciclistas e pedestres, se busca a eqüidade no uso do espaço público, e o
estímulo à urbanidade.
As características do uso da bicicleta como meio de transporte, vantagens e problemas, e
os condicionantes envolvidos – atores, contexto urbano e social, são identificados por
meio de pesquisa bibliográfica e dados estatísticos. Experiências relevantes de uso da
bicicleta e de projeto são utilizadas como referência para o desenvolvimento de
planejamento cicloviário, cujos conceitos e princípios norteiam o estudo e a proposta a
fim realizados.
Diagnóstico de uso e demanda é obtido pela análise de dados secundários e pela aplicação
de questionário que aponta que a existência de infra-estrutura adequada para a bicicleta é
um fator estimulante para seu uso. A amostra de estudantes universitários no Plano Piloto,
que possuem uma imagem positiva da bicicleta como meio de transporte, permite
identificá-los como potenciais usuários.
Estudo das viagens realizadas na área de estudo, e o propósito de estímulo ao uso da
bicicleta com base na segurança e na prioridade a esse meio de transporte guiam a
discussão de alternativas de implantação de infra-estrutura cicloviária. Condicionadas
pelo contexto físico-espacial, as possibilidades constituem a base para o desenho da rede e
de seus elementos, com diretrizes e recomendações de projeto.
PALAVRAS-CHAVE: Transporte Urbano, Transporte Não-Motorizado, Bicicleta,
Mobilidade, Urbanismo.