Possibilidades e limites da bicicleta na Educação Física Escolar

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Educação Física

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Cristiano Ransolin

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2013

Palavra chave 1

Atividade física

Palavra chave 2

Educação

Palavra chave 3

Educação física

Palavra chave 4

Esporte

Palavra chave 5

Saúde

Palavra chave 6

Saúde pública

Descrição

Tendo em vista a expressão do ciclismo em Porto Alegre foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores de estágio da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para discutir as possibilidades de se tratar da bicicleta como conteúdo da educação física escolar. As entrevistas foram estruturadas em 3 blocos: a bicicleta em Porto Alegre, os saberes e conteúdos privilegiados na educação física escolar, e a bicicleta como possibilidade na escola. As entrevistas demonstraram que a bicicleta é um possível conteúdo da educação física escolar assim como outras práticas não contempladas pelo currículo. O importante é saber as necessidades dos alunos e saber como contemplar determinado conteúdo. Questões relativas ao comportamento e à segurança, além da promoção de saúde e autonomia promovidas, são formas sugeridas para tal.

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