Por meio do projeto Conectar Queimados, ITDP propõe mudanças para o entorno da estação de trem da cidade

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

DESENVOLVIMENTO URBANO

Veículo

ITDP BRASIL

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

ITDP BRASIL

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio de Janeiro

Município

Queimados

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Desenvolvimento Urbano

Palavra chave 2

DESISTIMULO DO CARRO

Palavra chave 3

Gênero

Palavra chave 4

Integração intermodal

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Palavra chave 7

Transporte público

Palavra chave 8

Transporte urbano - Aspectos ambientais.

Descrição

Especialistas do ITDP, da ATP Engenharia e da EDUTEC estão trabalhando para tornar o entorno da estação de Queimados, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, mais atrativo para moradores, comerciantes e visitantes do local. O projeto Conectar Queimados tem como referência os princípios de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) e é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que conta com financiamento do Banco Mundial.

A proposta é pioneira em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e visa tornar o entorno da estação mais compacto e favorável à utilização de transportes sustentáveis, como o trem, as linhas de ônibus, a caminhada e a bicicleta. O projeto também visa aproximar as oportunidades de trabalho, comércio e lazer, além de tornar os deslocamentos mais seguros e acessíveis.

Entorno da estação de trem de Queimados, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro
Participação da população

Para atingir tais objetivos, o projeto vem coletando a opinião das pessoas que transitam e utilizam o espaço estudado com o objetivo de atender as demandas locais. O Conectar Queimados disponibiliza um site para receber solicitações, dúvidas, sugestões e reclamações da população. As contribuições recebidas são encaminhadas para a equipe técnica do projeto. Além de receber as demandas, o site é atualizado com notícias e documentos do projeto, como atas de reuniões.

O Conectar Queimados também realiza atividades presenciais para estimular a participação da população no projeto. Dentre elas, destacam-se uma oficina participativa, que contou com a presença da sociedade civil local, da iniciativa privada e do governo municipal da cidade para discutir as propostas, uma oficina sobre mobilidade sustentável em escolas públicas e uma audiência pública para recolher contribuições da população. A equipe do Consórcio também participa das reuniões mensais do Conselho Municipal da Cidade de Queimados (COMCIQ).

Representantes de entidades da sociedade civil, da iniciativa privada e do governo municipal da cidade discutiram as propostas e os principais desafios do projeto durante Oficina Participativa
O projeto fez oficinas em escolas de Queimados, onde os alunos refletiram sobre seus deslocamentos diários para a escola e as melhorias que poderiam ser feitas para tornar as ruas mais seguras e interessantes
Resultados e próximos passos

Nesta etapa do projeto, a equipe técnica do Consórcio Conectar, em conjunto com representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Queimados, foca no aprofundamento das propostas de intervenção do espaço público no entorno da estação visando estimular o uso do transporte sustentável. Além disso, a equipe trabalha na análise das medidas para adequar a legislação urbana do município para incentivar uma ocupação adequada ao DOTS e também em estratégias para financiar as intervenções previstas pelo projeto.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.