POLÍTICAS PÚBLICAS DE MOBILIDADE URBANA E PRÁTICAS CORPORAIS: repercussões do Projeto Bicicletar em Fortaleza

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Políticas Públicas

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

JOSÉ PAULO GURGEL TEIXEIRA

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Ceará

Município

Fortaleza

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

Compartilhamento

Palavra chave 2

Incentivo

Palavra chave 3

Infraestrutura

Palavra chave 4

mobilidade urbana

Palavra chave 5

Sustentabilidade

Descrição

O consumo colaborativo de bens ou serviço acende o senso de comunidade entre os indivíduos de uma localidade. No município de Fortaleza, o Projeto Bicicletar com o sistema de compartilhamento de bicicletas é pioneiro nesse tipo de consumo. Assim, foi estabelecido como objetivo geral analisar as percepções dos usuários quanto à implantação do Projeto Bicicletar na cidade de Fortaleza. Para isso, de forma qualitativa, foi elaborado um roteiro de entrevista composto por 3 questões, aplicado a 11 usuários do projeto. Os resultados foram analisados mediante núcleos de sentido. Dentre os principais estão que a bicicleta compartilhada tem se tornado um meio de deslocamento substituto, prático e flexível diante do transporte público deficiente, mas que seu papel como instrumento de lazer ainda prevalece. Todos os usuários afirmaram ou ao menos demonstraram acreditar que o uso da bicicleta de forma contínua traz benefício à saúde. Entretanto, apresentaram como pontos negativos do projeto, a concentração das estações em poucos pontos da cidade e a deficiência de bicicletas em horário de picos. Concluiu-se o projeto tem alcançado popularidade da população de Fortaleza e que apesar dos pontos negativos apresentados, acredita-se que muitos são os benefícios advindos do uso da bicicleta e na possível aperfeiçoamento do Projeto e da infraestrutura da cidade.

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