Planos de Mobilidade Urbana: Abordagens Nacionais e Práticas Locais

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

GIZ

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

mobilidade urbana

Palavra chave 2

Plano de mobilidade urbana

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

As cidades são o motor da inovação e do crescimento
econômico. As oportunidades de emprego e os serviços
públicos atraem as pessoas das áreas rurais e outras
regiões. Para acomodar a demanda crescente por espaço
residencial e comercial, os limites urbanos são estendidos
de uma maneira quase sempre descoordenada, especialmente
nas cidades de rápido crescimento dos países em
desenvolvimento. As cidades com um sistema eficaz de
gestão do uso do solo podem garantir que este desenvolvimento
aconteça muito próximo das instalações para
andar a pé, de bicicleta e de transporte público de alta
capacidade. O uso misto e o desenvolvimento urbano
compacto podem reduzir consideravelmente a demanda
por viagem em modos motorizados privados [1].
A infraestrutura de transporte frequentemente falha em
atender as necessidades de mobilidade de uma população
em crescimento. O uso de veículos privados e transporte
público informal aumenta a demanda não atendida por outros modos. O uso crescente de veículos motorizados
individuais contribui para o congestionamento de tráfego,
a má qualidade do ar, saúde pública em declínio,
segregação social e crescimento da pressão para implantar
expansões viárias dispendiosas.
Colocar uma cidade no rumo da sustentabilidade em
relação ao uso do solo e ao sistema de transporte requer
um roteiro claro—um Plano de Mobilidade Urbana
(PMU)— que define uma visão para a cidade, prioriza as
melhorias no sistema de transporte, aclara as responsabilidades
respectivas de diferentes stakeholders envolvidos
na implantação dessas iniciativas e identifica um plano
de financiamento robusto.

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