PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE CICLOVIÁRIO URBANO: ORGANIZAÇÃO DA CIRCULAÇÃO

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

ENGENHARIA URBANA

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

TELMO TERUMI TERAMOTO

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2008

Palavra chave 1

Desenvolvimento Urbano

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Transporte

Descrição

A organização espacial das cidades brasileiras e dos seus sistemas de
transporte tem provocado, entre outros problemas, uma distribuição desigual da
acessibilidade. Esse desequilíbrio é marcado pelo fato que os usuários dos modos
motorizados particulares têm recebido os maiores benefícios, enquanto que os que
se valem dos modos não motorizados são os mais prejudicados. As informações a
respeito do uso da bicicleta como modo de transporte estão num estágio de
desenvolvimento muito inferior ao das informações a respeito dos modos de
transporte motorizado. Enquanto houver esse tipo de desequilíbrio, não haverá
eqüidade nas áreas da sociedade que estejam relacionados aos transportes. O
objetivo desta pesquisa é fornecer dados gerais e fundamentos para compreensão
das características do transporte cicloviário urbano, assim como das formas de
organizar o espaço de circulação da bicicleta. Busca-se, através da avaliação de
variadas formas de organizar esse espaço, expor as que apresentaram melhores
resultados ou melhores potenciais de resultados favoráveis e que tenham
características gerais o suficiente para se adequarem a um grande número de
localidades urbanas brasileiras. Dentro dos objetivos traçados, as discussões e
propostas apresentadas nesta dissertação foram focadas na inserção do condutor
de bicicleta dentro da estrutura viária, de modo que lhe seja possível alcançar todos
os lugares das cidades, em condições adequadas. Dessa forma, buscou-se a
apresentação de discussões e propostas que lidassem com as necessidades dos
condutores de bicicleta, evitando as que pudessem resultar na exclusão destes. Foi
dado, portanto, um enfoque às formas de organização do espaço de circulação da
bicicleta que fossem adequados a projetos de novas urbanizações, mas
principalmente que buscassem atender às características de áreas urbanas com
sistemas viários estabelecidos. Essa pesquisa permitiu a verificação de que o
transporte cicloviário urbano pode realmente ocorrer de forma mais harmoniosa com
os demais modos de transporte. As propostas avaliadas e apresentadas indicam que
o transporte cicloviário não é incompatível com o transporte motorizado.

Palavras-chave: planejamento de transporte cicloviário, planejamento urbano,
organização espacial, bicicleta, ciclista.

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