Planejamento cicloviário: diagnóstico nacional (2001)

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Ministério dos Transportes - Geipot

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2001

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

História

Palavra chave 3

Infraestrutura

Palavra chave 4

infraestrutura cicloviária

Palavra chave 5

mobilidade urbana

Palavra chave 6

Planejamento

Palavra chave 7

Políticas Públicas

Descrição

ADVERTÊNCIA:
– Esta publicação de autoria da Geipot – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes do Ministério dos Transportes foi precursora no planejamento cicloviário brasileiro, mas já é bastante antiga – por isso sua inclusão no Acervo do ObservaBici tem valor histórico
– Veja outras publicações antigas da Geipot em https://bit.ly/3jPNlhD (se o link estiver quebrado, procure por Autor “Geipot” na Pesquisa Avançada em https://observatoriodabicicleta.org.br/pesquise/
– A publicação mais atualizada do Governo Federal sobre planejamento cicloviário é o “Caderno de referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades”, elaborada em 2007 pela Semob – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades: https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/caderno-de-referencia-para-elaboracao-de-plano-de-mobilidade-por-bicicleta-nas-cidades/ 

———————————–

DESCRIÇÃO:
A Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT) publicou, em 1976, o documento Planejamento Cicloviário – Uma Política para as Bicicletas. Essa publicação abordava questões sobre o uso da bicicleta no Brasil e no mundo e apresentava sugestões para o lançamento de uma política nacional de incentivo ao uso desse veículo como opção de transporte, além de recomendações específicas às prefeituras.

Na época de sua elaboração, não havia no Brasil quantidade significativa de exemplos relevantes a serem apresentados, motivo pelo qual foram buscados no exterior, em especial na Holanda e na França. Isso permitiu o estabelecimento de informações técnicas e parâmetros para geometria, sinalizações horizontal e vertical, pavimentação, e organização espacial para diferentes trechos, além de considerações sobre o paisagismo de vias cicláveis, estacionamentos e normas diversas para infra-estrutura cicloviária.

A partir daquela publicação, muitos projetos de infra-estrutura cicloviária foram implantados no país e, para efetuar sua atualização, foi necessário realizar um amplo levantamento no território nacional, para conhecer a infra-estrutura implantada e projetos ou estudos executados e a executar no país. Os resultados desse levantamento constituem o diagnóstico ora apresentado, que fundamenta o Manual de Planejamento Cicloviário, a ser publicado pelo GEIPOT.

Este trabalho tem o objetivo de descrever o atual estado da arte do uso de bicicletas no Brasil, sendo composto de cinco capítulos e três anexos.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.