PERCEPÇÕES DE USUÁRIOS DE BICICLETA NA CIDADE DE CURITIBA

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Administração

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

ANDREI EDUARDO BAJERSKI

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Curitiba

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

PERCEPÇÃO

Descrição

O uso da bicicleta nos ambientes urbanos tem sido objeto de crescentes discussões no contexto

 

acadêmico, no poder público e também na sociedade civil, precipuamente diante da atual situação

 

vivenciada nos grandes centros urbanos envolvendo congestionamentos, poluição, tempo para

 

deslocamento, entre outros aspectos. No âmbito brasileiro, percebe-se um aumento da utilização da

 

bicicleta em diversas cidades, incluindo Curitiba, a qual já foi considerada um modelo de urbanismo

 

até em países da Europa. Diante desse aumento e da possibilidade de cada vez mais pessoas

 

aderirem a tal prática, esse estudo objetiva levantar quais são as percepções das pessoas que

 

utilizam bicicleta na cidade de Curitiba quanto à segurança, trânsito, fatores sociais e culturais,

 

integração com outros meios de transporte e às políticas públicas de ciclomobilidade. Com o intuito

 

de atingir os objetivos propostos, o processo de coleta de informações e de composição do material

 

de estudo foi o de levantamento e do ponto de vista da forma de abordagem do problema se

 

caracteriza como quantitativa. Como coleta de dados, foi realizado um levantamento de campo,

 

inicialmente por meio da aplicação de questionários como pré-teste, e a partir destes foi elaborado

 

um segundo, e esse foi distribuído via internet através das postagens do link do inventário em

 

distintos grupos, tanto do Facebook quanto do aplicativo Whatsapp, para 52 pessoas. Em seguida,

 

foram realizadas as análises estatísticas de frequência e descritiva sobre essas respostas. Após isso,

 

a distribuição dos questionários continuou até que a amostragem de 320 respostas válidas fosse

 

alcançada, apesar de terem sido coletadas 389 no total. O questionário foi elaborado através do

 

software de pesquisa online Qualtrics, o qual foi fundado em 2002 por Ryan Smith, e foi distribuído

 

via online para diversos grupos no Facebook e Whatsapp, bem como foram entregues panfletos

 

informativos da pesquisa contendo o link do questionário, a página do pesquisador no facebook e o

 

QR-CODE. Foram realizadas visitas aos parques, universidades e instituições da cidade, nas quais,

 

com a devida liberação, foram colocados cartazes da pesquisa. No tocante à análise de dados, foi

 

realizada uma análise descritiva, com abordagem quantitativa, e a análise de conteúdo sobre os

 

comentários dos participantes sobre outras políticas públicas relacionadas aos ciclistas. A técnica de

 

amostragem foi a não probabilística por conveniência. Quanto aos resultados, os entrevistados

 

consideraram os aspectos relacionados à cidade de Curitiba, tais como segurança nas vias públicas,

 

construção de ciclovias e ciclofaixas, sinalização, incentivo, estrutura própria para ciclistas nos

 

estabelecimentos públicos, reestruturação viária das vias públicas, presença de bicicletários seguros,

 

ações de educação e sensibilização para condutores de veículos motorizados, prevenção de roubos

 

de bicicletas e articulação com os transportes públicos (permissão do transporte de bicicletas) as

 

pessoas entrevistadas consideraram esses itens como insatisfatórios, fato que pode demonstrar uma

 

percepção negativa dos usuários, servindo de alerta para a Prefeitura Municipal de Curitiba. As

 

unidades de análise com mais comentários enquadrados no âmbito da análise de conteúdo foram:

 

ciclovias e ciclofaixas; educação para o trânsito; incentivo ao uso da bicicleta; e segurança.

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