PERCEPÇÃO DE CIDADÃOS DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE EM RELAÇÃO AO USO DA BICICLETA COMO MODO DE TRANSPORTE

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Civil

Veículo

Revista Eletrônica de Engenharia Civil

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Mariana Grade Ricieri, Heliana Barbosa Fontenele, Carlos Alberto Prado da Silva Junior

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

CIDADE DE MÉDIO PORTE

Palavra chave 2

PERCEPÇÃO

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

As cidades de porte médio no Brasil têm ocupado posição de destaque nos últimos anos. Porém, estas cidades têm seguido o mesmo caminho das cidades brasileiras mais populosas e negligenciado aspectos que garantam à manutenção das condições que favorecem investimentos públicos e principalmente privados. Em relação aos sistemas de transporte e logística, cada vez mais as cidades de porte médio têm se tornado dependente do uso do automóvel e evitado políticas de incentivo à mobilidade urbana sustentável. Desta forma, entender a percepção dos usuários dos sistemas de transporte urbano é fundamental para traçar medidas de incentivo para modos alternativos de viagens urbanas. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise da percepção dos usuários quanto aos modos de deslocamento urbano, principalmente a bicicleta e medidas específicas de incentivo ao uso deste modo não motorizado. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com um questionário impresso. As respostas possibilitaram obter a opinião sobre o uso da bicicleta como modo de transporte, caracterizar o perfil socioeconômico dos entrevistados e simular um cenário em relação ao uso da bicicleta. Para o caso específico deste estudo ficou evidente que os entrevistados são favoráveis ao uso da bicicleta e uma parcela está disposta a usar o ciclismo desde que sejam implantadas medidas de incentivo.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.