Pedalar na cidade: uma experiência educativa

Tipo de publicação

Artigo

Veículo

Caderno Eletrônico de Ciências Sociais

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Sheila Hempkemeyer

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Arte

Palavra chave 2

Cicloativismo

Palavra chave 3

Cotidiano

Palavra chave 4

Educação

Descrição

Resumo: Este estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em
Educação. Discute formas de subjetivação contemporânea,
estratégias de reexistência, vendo a educação enquanto
acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um
potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos
Culturais e contribuições coletivas costuradas pelos referenciais
teóricos escolhidos. Tem por objetivo refletir sobre olhares e
narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro
entre pessoas e bicicletas, enquanto corpos pedalantes nesta
relação bicicleta-cidade. O estudo potencializa narrativas
ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook
“Seres Pedalantes”, criada a partir da imersão etnográfica para
coletar e disparar histórias sobre o tema proposto. Uma
metodologia tecida no fazer cotidiano. Através do inventário de
imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta
na vida de quem pedala. Pensando a cidade enquanto mudança
cotidiana através do olhar e do sentir pedalante, relacionando o
ambiente e a dinâmica destes corpos, tecendo múltiplas
afetações estéticas, poéticas, políticas.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.