Pedalando rumo ao futuro
Tipo de publicação
Livro
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Maurício Waldman
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
Sem data
Palavra chave 1
futuro
Palavra chave 2
Políticas Públicas
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Descrição
A bicicleta é o meio de transporte mais barato e ambientalmente menos oneroso que se conhece. Os poderes públicos no Brasil geralmente não dão atenção ao veículo e raramente os planejadores urbanos se recordam das ciclovias.
Responsáveis diretos pelo caos urbano que hoje o país atravessa, os gestores urbanos chegam ao desplante de descartar a ideia como irrealista ou até mesmo impratcável.
Porém, a despeito desta opinião, países do Primeiro Mundo como Japão, Suécia, Bélgica, Dinamarca e França ou como a Índia e a China, para citarmos o Terceiro Mundo, dão grande atenção ao ciclismo.
Existem milhões de bicicletas em circulação no planeta, utliiadas por todos os sexos, idades e classes sociais. Já no fnal do século passado, mais de 40% da população dos Países Baixos tnha a bicicleta como meio de transporte.
Em Saliburg (Áustria), no mesmo lapso de tempo, 19% dos moradores se deslocavam sobre duas rodas e em Munique, 15% dos cidadãos também pedalavam no dia a dia.
O sucesso do veículo é indiscutvel. Alavancado pela falência do modelo de transporte individual baseado no automóvel e no consumo de combustveis fósseis, a demanda por bicicletas subiu tão rapidamente quanto o preço do petróleo e sua escassei crescente.