O uso da bicicleta : mobilidade urbana e disputa de território em Porto Alegre

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Geografia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Sara Soares Veeck

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio Grande do Sul

Município

Porto Alegre

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Bicicletada

Palavra chave 2

Cicloativismo

Palavra chave 3

Massa crítica

Palavra chave 4

mobilidade urbana

Descrição

Este trabalho propõe um estudo a respeito do uso da bicicleta na cidade. Buscamos compreender a relação territorial de conflito entre bicicletas, pedestres e motoristas que se dá na cidade de Porto Alegre. O uso da bicicleta aumentou consideravelmente nos últimos anos na capital, e esse crescimento é atribuído a um conjunto de fatores que estão intimamente relacionados, tais como a insatisfação das pessoas com a qualidade do transporte coletivo, os engarrafamentos e as vantagens que o uso da bicicleta proporciona. O referencial teórico metodológico do estudo abrange a lógica de produção da cidade, a cidade vista como um território e o território como um direito do cidadão, discussão sustentada com base em Lefébvre, Gomes e Souza. A monografia se propõe a compreender a percepção dos ciclistas em relação à sua mobilidade pela cidade, analisar a percepção de motoristas e pedestres em relação à mobilidade dos ciclistas e discutir o papel do Movimento Massa Crítica (movimento social que busca, por meio de passeatas mensais, o direito ao uso do território através bicicleta) no planejamento e gestão da cidade. Uma pesquisa de campo foi realizada no método pesquisa-participante, por haver uma relação do entrevistador com o objeto pesquisado, a fim de compreender as concepções dos atores sociais envolvidos e, a partir da análise das respostas, discutir os diferentes pontos de vista dos entrevistados.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.