O uso da bicicleta como forma sustentável de mobilidade urbana e promoção da qualidade de vida: um olhar sobre a cidade de Atibaia (SP)

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Arte e História da Cultura

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Eduardo Boero de Souza e Silva

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

Atibaia

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Cidade para pessoas

Palavra chave 2

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra chave 3

Interdisciplinaridade

Palavra chave 4

mobilidade urbana

Palavra chave 5

Planejamento

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Descrição

A adoção da bicicleta como importante meio de transporte cotidiano, gera inúmeros ganhos sociais, ambientais e econômicos. Destacam-se: a melhoria da qualidade do ar, a redução dos congestionamentos e a prática regular de atividade física que beneficia a qualidade de vida e a saúde humana. Com esse entendimento a presente pesquisa objetivou fazer um diagnóstico sobre a utilização de bicicletas na cidade de Atibaia (SP) e refletir a respeito do papel da educação ambiental e da educação para o trânsito de essência metodológica interdisciplinar na conscientização dos cidadãos, enfatizando um trânsito seguro e ambientalmente sustentável. A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo exploratória, com um estudo de caso na referida cidade. Contou com a participação de professoras de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, de ciclistas e motoristas. Os dados foram obtidos por meio da observação sistemática e de entrevistas com a aplicação de questionários específicos. Para a análise, utilizou-se a técnica de tratamento e tabulação por categorias, segundo Bardin. Pelos resultados, verificou-se que as professoras entendem que a educação ambiental é fundamental para a construção de conhecimentos e de valores voltados à prática da solidariedade no trânsito e ao respeito ao meio ambiente, motivo pelo qual trabalham a temática com seus alunos por meio de projetos e, nas disciplinas, de forma transversal. Para os ciclistas e motoristas, os benefícios e riscos da adoção da bicicleta estão bem claros, porém, desconhecem alguns itens de segurança que são obrigatórios para a circulação das bicicletas e, com isso, colocam em risco a integridade física dos usuários. Constatam-se condições inseguras na própria ciclovia estudada, o que leva a concluir que a implantação da infraestrutura já projetada pelas autoridades para a atual ciclovia deveria levar em conta o incentivo à utilização das bicicletas e, assim, propiciar melhor qualidade de vida e sustentabilidade ambiental aos ciclistas, motoristas e pedestres. Ações em parceria com as escolas da região, voltadas para a inserção da educação ambiental com ênfase na educação para o trânsito, no ensino formal ou não formal, são essenciais para a conscientização da população.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.