O QUE AS CIDADES PEQUENAS PODEM ENSINAR SOBRE MOBILIDADE CICLOVIÁRIA ÀS CIDADES MÉDIAS E GRANDES? Um estudo comparativo de Foz do Iguaçu/PR

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Urbanismo

Veículo

Fixo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Jéssica Seolin e Gabriele Landim

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

cidades médias

Palavra chave 2

cidades pequenas

Palavra chave 3

comparativo

Descrição

O trabalho busca realizar uma comparação da cultura do uso da bicicleta em cidades pequenas, cidades médias e grandes e a cidade de Foz do Iguaçu (PR). A partir da análise de aspectos de implementação técnica e políticas públicas presentes em estudos e documentos de Planos de Mobilidade Urbana dessas cidades, buscamos uma análise crítica sob a ótica dos eixos Interseccionalidade; Direito à Cidade; Participação Popular; Esporte, lazer e turismo; Educação; Meio ambiente e Infraestrutura. Identificamos que as cidades de maior escala priorizam aspectos técnicos de infraestrutura como ações resolutivas para mobilidade cicloviária. As preocupações com as dimensões físicas se mostraram prioritárias às dimensões sociais nos Planos. Já nos estudos sobre as cidades pequenas, é possível perceber que o uso e manifestação popular do uso da bicicleta providencia bases para propostas mais adequadas para a busca pela diversidade, diminuição das desigualdades e o acesso das cidades e seus equipamentos.

 

Palavras-chave: mobilidade cicloviária, Plano de Mobilidade Urbana, cidades pequenas, bicicleta.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.