O Potencial da Mobilidade por Bicicletas na Promoção do Acesso ao Ensino na África Lusófona
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Educação
Veículo
Educação de Qualidade e Desenvolvimento na Lusofonia
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Alexandre Costa Nascimento
Língua
Português
Abrangência geográfica
Internacional/Mundial
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
A Bicicleta como Opção de Transporte Escolar em África
Palavra chave 2
Dinâmicas Sociais dos Estudantes em África
Palavra chave 3
Educação
Palavra chave 4
Mobilidade e Desenvolvimento
Descrição
Esta pesquisa analisa os desafios que envolvem a mobilidade escolar em contextos africanos e os efeitos da bicicleta como meio de transporte alternativo para promover o acesso ao ambiente escolar, com foco particular nos países africanos de língua portuguesa (PALOP). Tal análise decorre de uma revisão bibliográfica e compilação de dados de bases de dados socioeconômicas governamentais e intergovernamentais. A bicicleta é retratada como uma tecnologia de transporte barata e acessível, desempenhando um papel na democratização da mobilidade para grupos de baixa renda. A análise de programas governamentais e de ONGs mostra que, ao aumentar a eficiência e reduzir o tempo de deslocamento dos alunos em até 70%, o ciclismo aumenta a frequência em 28%, diminuindo as taxas de atraso em 95% e tendo efeitos positivos na melhoria do desempenho acadêmico. Nos PALOP, a taxa de propriedade de bicicletas é considerada baixa, com uma ocorrência média inferior a 20% dos domicílios. Se considerados em conjunto, esse grupo de países representa o terceiro maior mercado de bicicletas da África, com uma participação de 10% no continente. Estima-se que um contingente de 12,3 milhões de crianças em idade escolar poderia se beneficiar dos programas de incentivo à mobilidade ciclável dos PALOP, com potencial para reintegrar 2,5 milhões de crianças em idade escolar que deixaram de frequentar a escola.
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