O design como interlocutor de cultura procurando novos conceitos de bicicleta
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Tecnologia
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Tiago Dias Magalhães
Língua
Português
Abrangência geográfica
País estrangeiro específico
País
Portugal
Ano da publicação
2018
Palavra chave 1
Cicloturismo
Palavra chave 2
Design
Palavra chave 3
mobilidade urbana
Palavra chave 4
Turismo
Descrição
O presente projeto procura desenvolver, inserido no âmbito da mobilidade urbana, um novo conceito de bicicleta, adequada ao setor do turismo, atentando às questões ambientais e pela importância económica para o país. O projeto visa desenvolver a bicicleta, como um veículo alternativo, com utilização destinada à prática do turismo, adequada às características da região, envolvendo também questões relacionadas com a sua identidade cultural permitindo servir de apoio à descoberta do local, suportado pela relação que se estabelece entre o utilizador, a bicicleta e as regiões onde esta se insere. De modo a comprovar todos os interesses do projeto, procurou-se teoricamente, garantir e validar o desenvolvimento do trabalho, com recurso a bibliografia sobre as temáticas abordadas no trabalho, a dados estatísticos e informação noticiária atualizada, relativamente aos setores de foco do projeto, especificamente o turismo e a bicicleta. Numa segunda fase, o projeto passa pelo desenvolvimento prático, processo, onde se usufruiu da colaboração da Órbita, uma das empresas mais conceituadas de produção de bicicletas a nível nacional, com objetivo de desenvolver novos conceitos da bicicleta através de um processo de tentativa-erro e metamorfose da forma, passando por seleção de uma hipótese satisfatória e estudos tridimensionais, finalizando com a prototipagem funcional do projeto. O projeto pretende responder às necessidades do utilizador, adaptando-se às características locais envolvendo materiais e elementos identificadores, assumindo o Design como vínculo no desenvolvimento do produto.