Na garupa da cidade: Os 12 trabalhos e Bicicletas de Pequim
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Comunicação
Veículo
Repositório Institucional UFC
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Cecilia Mello
Língua
Português
Abrangência geográfica
País estrangeiro específico
País
China
Ano da publicação
2014
Palavra chave 1
Cinema
Palavra chave 2
Cultura
Palavra chave 3
Espaço Urbano
Palavra chave 4
Planejamento
Descrição
Esse artigo parte do movimento do cinema através da cidade para sugerir uma análise comparativa entre os filmes Os 12 trabalhos (Ricardo Elias, 2006) e Bicicletas de Pequim (Shi qi sui de dan che, Wang Xiaoshuai, 2001). Ambos empregam uma prática espacial sobre duas rodas, desvelando o espaço urbano real a partir de um personagem masculino que atravessa São Paulo e Pequim em uma motocicleta e em uma bicicleta, respectivamente. Além disso, esses filmes são unidos por um “estilo móvel” ou “em movimento” que parece emanar do próprio espaço urbano no qual se inserem. Ao se deslocarem através da cidade, movidos pelo trabalho, esses personagens criam trajetórias diversas, frequentemente pontuadas por encontros inesperados. A prática espacial é aqui indissociável do veículo no qual os personagens se deslocam. Com isso, a mobilidade e o mapeamento das cidades ganha um certo grau de velocidade e improviso – qualidades relacionadas aos veículos sobre duas rodas.