Mulheres, mobilidade e direito à cidade: espacialidades e experiências cicloativistas

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)

Curso ou área do conhecimento

Geografia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Roberta Raquel

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Cidade

Palavra chave 3

Gênero

Palavra chave 4

Mobilidade por bicicleta

Palavra chave 5

Mulher

Palavra chave 6

Mulheres

Descrição

A mobilidade urbana é uma importante dimensão do direito à cidade, que deve ser
entendida não apenas como uma forma de deslocamento, mas também como uma
prática social e uma experiência espacial. Como tal, envolve desejos, necessidades e
possibilidades. Ao considerar que o espaço não é neutro, identifica-se que a
mobilidade entre mulheres e homens é desigual. Dessa forma, investigando mulheres
do movimento cicloativista, a presente tese objetivou compreender como as
experiências de mulheres cicloativistas, ao instituírem suas práticas de mobilidade, se
estabelecem como elementos de reivindicação do direito à cidade. Fundamentada na
geografia feminista, a metodologia na pesquisa envolveu duas etapas. A primeira
utilizou o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin sobre entrevistas em
profundidade realizadas com um grupo de 17 mulheres de 15 associações
cicloativistas do Brasil. A segunda, por meio da ferramenta metodológica Relief Maps
de Maria Rodó-de-Zátare, se construiu com cinco mulheres cicloativistas da cidade de
São Paulo. A pesquisa identificou que as cidades se apresentam como espaços
generificados e excludentes para as mulheres, sendo o medo o principal sentimento
que limita o acesso à cidade. No entanto, constatou-se que o uso da bicicleta entre as
mulheres cicloativistas se mostra uma alternativa de combate ao medo e, ao mesmo
tempo, de apropriação do espaço público. A ação política dessas mulheres no
movimento cicloativista instrumentaliza suas experiências de mobilidade, pois elas se
utilizam de múltiplas experiências e estratégias corporais de uso e ocupação do
espaço.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.