Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Transportes urbanos

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Diego Rosa Mota

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Distrito Federal

Município

Brasília

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Comportamento

Palavra chave 2

Percepção social

Palavra chave 3

Planejamento

Palavra chave 4

Universidade

Descrição

Pauta recorrente na pesquisa internacional, a temática que relaciona comportamento de viagem e rede de interação social de um indivíduo é o escopo deste trabalho. A incorporação da dimenção social na pesquisa em comportamento de viagem permite verificar como o meio social influencia as escolhas de viagens que um indivíduo realiza e adiciona uma nova perspectiva junto a aspectos tradicionalmente considerados, como as características do ambiente urbano e o contexto pessoal do indivíduo. Dessa forma, busca-se definir um modelo comportamental para verificar a existência da influência social na escolha do modo de viagem no contexto brasileiro. Para alcance de tal objetivo, realizou-se uma pesquisa no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, com a aplicação de um método de três etapas: i) delimitação da pesquisa; ii) coleta de dados, a partir da definição das variáveis, da estruturação do questionário e da definição da forma de coleta de dados sociais, feita pela abordagem egocentrada; iii) análise dos dados por meio da sua caracterização e análise exploratória, da definição de hipóteses de modelagem e da modelagem dos dados através de um modelo logit multinomial. Verificou-se, como resultado, a existência da influência social por conformidade na escolha do modo de viagem para a universidade quando se consideram os modos sustentáveis (bicicleta e caminhada) e a carona. A probabilidade de um indivíduo usar um modo sustentável em relação ao carro é 76% maior quando a quantidade de contatos sociais que utilizam modos sustentáveis aumenta em 10%. A probabilidade de uso da carona em relação ao carro aumenta 27% junto ao aumento de 10% no total de contatos sociais adeptos à carona. Foi possível verificar ainda que, além da influência social, o uso do transporte público, da carona e de modos sustentáveis, em detrimento do automóvel, tem probabilidades maiores quando são considerados indivíduos jovens, de domicílios com menores taxas de motorização e localizados em áreas urbanas mais adensadas. A consideração da influência social permite a percepção mais abrangente dos fatores relevantes no processo decisório individual, sendo referência para a formulação de políticas públicas de mobilidade, com destaque para aquelas que buscam promover alternativas sustentáveis e compartilhadas.

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