Mobilidade urbana sustentável para o município de Criciúma: a implantação de uma infraestrutura cicloviária
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Paulo Victor Gabriel
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Santa Catarina
Município
Criciúma
Ano da publicação
2015
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Descrição
A mobilidade urbana no município de Criciúma vem sendo afetada pelo aumento no número de veículos que circulam por suas ruas, principalmente em horários de pico. As regiões mais afetadas são a Próspera, Centro e o Pinheiro, polos do município. Obras são realizadas para melhoria de tal condição, porém percebe-se que estas visam melhorar o fluxo apenas dos veículos individuais. Em contraste, os valores para os serviços públicos de transporte são elevados, causando revolta nos usuários e perda de atratividade no serviço. Com intuito de entender os problemas de mobilidade e propor alternativas de melhorias, o presente trabalho aborda a mobilidade urbana sustentável. Esta privilegia as caminhadas, os meios não motorizados e públicos como medidas de diminuição do tráfego de veículos motorizados e mitigação dos impactos sociosambientais. Tendo como estratégia de gestão de mobilidade este trabalho aborda a inserção da bicicleta como meio de transporte. Portanto o objetivo geral é avaliar a viabilidade locacional, tecnológica e financeira de uma infraestrutura cicloviária no município de Criciúma. Para alcance de tais condições foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) Analisar as melhores alternativas locacionais entre o Centro de Criciúma e o Bairro Próspera; b) Propor um projeto geométrico e seu material de revestimento, com preceitos da sustentabilidade; c) Estabelecer conexões entre as infraestruturas cicloviárias; d) Indicar locais para Estacionamentos; e) Estimar custos de implantação. Para a viabilidade locacional analisou-se as condições de declividade e espaciais através dos softwares ArcGis e AutoCad para escolha do tipo de infraestrutura. Os resultados demonstraram que a Avenida Centenário apresenta condições para compor uma ciclovia, já as demais ruas circundantes a Avenida Centenário, ciclofaixas, e no calçadão do centro faixas compartilhadas. Ainda, com auxilio destes softwares, concretizou-se conexões entre os diferentes tipos de vias cicláveis, infraestruturas e locais de estacionamentos, considerando destinos comuns e interessantes a população. A estimativa de custos foi realizada através de consultas em sistemas de valores de referências, chegando a quantitativos de: R$ 312.601,55 por quilômetro na ciclovia da Avenida Centenário e 73.376,30 por quilômetro para as ciclofaixas. Ao fim, conclui-se que para o município de Criciúma tais infraestruturas são aptas para implantação.