Mobilidade urbana sustentável em Francisco Beltrão : uma cidade de porte médio do Paraná

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Ertal de Vasconcelos Oliveira Junor

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Francisco Beltrão

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Mobilidade Urbana Sustentável

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Apresentar um diagnóstico com sugestões para implantação de políticas para a mobilidade sustentável em cidades de médio porte é o objetivo da presente pesquisa. As sugestões aqui colocadas intencionam a reestruturação do sistema de trânsito e de transporte, promovendo a inclusão social, priorizando para curtas e médias distâncias os modos a pé e bicicleta e para as distâncias maiores o transporte coletivo. Assim sendo, surge um conjunto de proposições com o intuito de alterar os padrões de mobilidade existentes, transformando-o dentro de uma lógica de sustentabilidade. Contudo, a principal contribuição deste estudo encontra-se no emprego de estratégias de mobilidade para cidades de médio porte, valorizando prioritariamente pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo. Faz-se uso da pesquisa qualitativa e quantitativa e estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os usuários do transporte público motorizado, não motorizado (ciclistas) e com portadores de necessidades especiais que usam o transporte coletivo. A amostra escolhida respondeu a um questionário estruturado com questões que objetivam identificar sua percepção em relação ao transporte utilizado. Também foram feitas entrevistas com portadores de necessidades especiais que utilizam o transporte coletivo, sendo utilizada a sede da ADFVFB, (Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão. As entrevistas direcionadas aos usuários da Ciclovia foram feitas com o Grupo de Ciclistas Pedala Beltrão. Cerca de 61% dos entrevistados não possui veículo próprio e necessitam de transporte coletivo para se deslocar no município; 58% avaliam como regulares as condições gerais do transporte público do município. A principal dificuldade encontrada no passeio público é para 34% dos entrevistados: a segurança, depois vem 25% que destacam ser a má conservação das calçadas, seguido por 18% que apontam a má sinalização para pedestres. Uma das maiores dificuldades de acessibilidade e mobilidade na cidade de Francisco Beltrão para o presidente da ADFVFB é o acesso, principalmente no comércio e em muitos órgãos públicos. E agora, uma outra grande dificuldade que vem surgindo atualmente é com relação a moradias, visto que não existem muitas opções de residências acessíveis para pessoas com deficiência, seja ela motora ou sensorial, no caso, visual ou auditiva. Ao final, o estudo apresentou sugestão de reestruturação do sistema de trânsito e de transporte, promovendo a inclusão social, priorizando para curtas e médias distâncias os modos a pé e bicicleta e para as distâncias maiores o transporte coletivo; ampliando o número de rotas do transporte coletivo; melhorando a qualidade do transporte coletivo; incentivando o uso de modos não motorizados; adaptando ruas para pedestres e cadeirantes e quadras em escala humana para incentivar o fluxo de pessoas; integrando o transporte de bicicleta com o transporte coletivo, entre outros.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.