Mobilidade Urbana Sustentável centrada no uso da bicicleta. Um sistema digital, integrado, partilhado e inteligente

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)

Curso ou área do conhecimento

Mobilidade

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Mário José Dias Meireles

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Portugal

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

mobilidade urbana

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

plataforma digital

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Palavra chave 5

Sustentabilidade

Descrição

Com o aumento da populações nas cidades, é necessário inverter o paradigma da mobilidade dominado pelo automóvel, passando este a ser centrado na bicicleta. Esta tese tem como principal objetivo desenvolver um conceito de mobilidade urbana centrada na bicicleta, que se pretende inteligente, integrada e partilhada, para cidades de pequena e média dimensão, onde a utilização do automóvel nas principais deslocações pendulares é dominante e a utilização da bicicleta para esse fim é reduzida. Assim, foi efetuada uma revisão da literatura sobre a realidade da mobilidade das cidades, onde se abordou a problemática da coexistência no mesmo espaço entre o carro e a bicicleta, o tema da bicicleta, dos sistemas de transporte público urbanos, dos sistemas de veículos partilhados, do estacionamento na cidade e dos sistemas digitais, integrados e inteligentes na mobilidade. Desenvolveu-se uma metodologia para demonstrar a hipótese de que uma mobilidade urbana sustentável centrada no uso da bicicleta pode promover e acelerar a adoção deste modo de transporte, quando é suportado por uma solução digital e inteligente (plataforma e aplicativo móvel), que permita desencadear e desenvolver um sistema de mobilidade integrado e partilhado, onde a mobilidade pode ser interpretada como um serviço ao alcance de todos. Desta forma, foi elaborado um caso de estudo para a cidade de Braga, que envolveu a realização de um conjunto de inquéritos a utilizadores e não utilizadores da bicicleta, bem como sessões de Focus Group aos utilizadores da bicicleta. Com isto foi possível identificar o perfil, as barreiras e os fatores que influenciam a adoção da bicicleta, as características e conteúdos que uma solução digital deve possuir e avaliar as soluções digitais existentes no mercado, tendo-se constatado que há uma predisposição para a utilização de uma solução digital que acelere a adoção do uso da bicicleta como modo de transporte regular. Os resultados destas duas ferramentas de investigação, a par com a revisão da literatura, serviram, também para a construção de uma solução digital, com a forte participação de alguns stakeholders, com algumas iterações que conduziram a melhorias da solução digital ao longo do seu processo de teste e experiência. Para além disso, realizou-se uma experiência de utilização real da solução digital, que permitiu comprovar que esta pode acelerar a adoção da bicicleta, podendo levar mais pessoas a utilizar a bicicleta e de uma forma mais rápida. Com este trabalho foi, ainda, possível concluir que a falta de uma rede ciclável segregada, a existência de uma infraestrutura insegura para a utilização da bicicleta e o medo provocado pela realidade atual da mobilidade, são fatores que condicionam a utilização da bicicleta como modo de transporte. Não obstante isso ser fundamental, verificou-se o cumprimento do objetivo desta tese, uma vez que ficou comprovado que a existência de uma solução digital pode ser uma base para se definir um modelo de mobilidade sustentável, sendo esta uma solução digital inteligente, integrada com componentes territoriais, bem como com outros modos de transporte e com capacidade de partilha dos seus serviços.

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