MOBILIDADE SUSTENTÁVEL E AS REDES CICLOVIÁRIAS DOS MUNICÍPIOS DE PIRACICABA E RIO CLARO (SÃO PAULO)

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Geografia

Veículo

Anais do II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e XIV Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp Rio Claro, 2019

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

José Diego Gobbo Alves

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

Piracicaba

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Ciclismo Utilitário

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

Mobilidade

Palavra chave 4

Mobilidade Urbana Sustentável

Descrição

Este artigo propõe um diagnóstico comparativo das redes cicloviárias dos municípios de Piracicaba e Rio Claro, localizados no interior paulista. Para isso utilizou-se uma metodologia baseada em levantamento e revisão bibliográfica, de dados e de bases cartográficas, além de trabalhos de campo. Os resultados apontaram que no município de Piracicaba, a rede cicloviária (12.443 m) está concentrada próximo ao Rio Piracicaba, ponto turístico do município, sendo atribuído aos trechos cicloviários um caráter voltado ao lazer e a práticas de esportes. Já no município de Rio Claro, a rede cicloviária (35.600 m) está melhor distribuída entre as áreas da cidade, sendo a bicicleta um importante meio de transporte para a população de menor renda que reside na periferia e que trabalha no centro da cidade ou em área oposta.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.