MOBILIDADE EM TOPOGRAFIA ACENTUADA Bicicleta e peão numa rede de espaços públicos em Alcântara
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Arquitetura e urbanismo
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Lina Silva de Jesus
Língua
Português
Abrangência geográfica
País estrangeiro específico
País
Portugal
Ano da publicação
2011
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 3
espaço público
Palavra chave 4
Faixa de pedestres
Palavra chave 5
relevo
Palavra chave 6
SEGURANÇA E CONFORTO
Palavra chave 7
topografia
Descrição
O tema da mobilidade tem sido alvo de grande interesse na actualidade, focado não só por
ambientalistas que todos os dias nos alertam sobre os níveis de poluição, mas também pelo
cidadão comum que usa o automóvel privado como meio de se deslocarem pela urbe.
A questão a que esta tese terá de dar resposta é a de necessidade de motivação para a
mobilidade pedonal. O problema está na falta de motivação que o lugar oferece? Na falta de
um passeio com largura adequada? Na segurança? Uma rua com ausência de luz? Estes são
alguns dos exemplos que podem influenciar a nossa escolha a não andar a pé.
Pretende-se com esta dissertação abordar o tema da mobilidade, mediante a procura de
alternativas ao automóvel privado; na forma de melhorar a estrutura dos transportes públicos,
integrando a circulação pedonal e em bicicleta numa rede articulada com outros modos de
transporte.
As metodologias usadas na resposta à questão incluem:
a pesquisa documental relativa ao Estado da Arte,
a definição de parâmetros e critérios de avaliação,
a observação e análise cartográfica da morfologia da zona de estudo,
o diagnostico das condições de acessibilidade física e visual, inerentes à sua estrutura
espacial através da sua confrontação com os parâmetros;
ensaio de uma ferramenta de apoio ao projecto.
Como caso de estudo usamos uma área em Alcântara, Lisboa, sujeitando-a a uma avaliação
de factores críticos e ensaiando um modelo de projecto que vise a melhoria de acessibilidade
no caso de estudo.
Concluindo-se assim com um contributo analítico para sugerir um percurso de mobilidades
suaves capaz de garantir uma melhoria na acessibilidade do lugar em estudo, conferindo
continuidade entre espaços públicos e ainda a adopção de medidas de projecto, com ajudas
técnicas ou de comunicação compensadoras.