MOBILIDADE EM TOPOGRAFIA ACENTUADA Bicicleta e peão numa rede de espaços públicos em Alcântara

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Lina Silva de Jesus

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Portugal

Ano da publicação

2011

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

espaço público

Palavra chave 3

Faixa de pedestres

Palavra chave 4

relevo

Palavra chave 5

SEGURANÇA E CONFORTO

Palavra chave 6

topografia

Descrição

O tema da mobilidade tem sido alvo de grande interesse na actualidade, focado não só por
ambientalistas que todos os dias nos alertam sobre os níveis de poluição, mas também pelo
cidadão comum que usa o automóvel privado como meio de se deslocarem pela urbe.
A questão a que esta tese terá de dar resposta é a de necessidade de motivação para a
mobilidade pedonal. O problema está na falta de motivação que o lugar oferece? Na falta de
um passeio com largura adequada? Na segurança? Uma rua com ausência de luz? Estes são
alguns dos exemplos que podem influenciar a nossa escolha a não andar a pé.
Pretende-se com esta dissertação abordar o tema da mobilidade, mediante a procura de
alternativas ao automóvel privado; na forma de melhorar a estrutura dos transportes públicos,
integrando a circulação pedonal e em bicicleta numa rede articulada com outros modos de
transporte.
As metodologias usadas na resposta à questão incluem:
a pesquisa documental relativa ao Estado da Arte,
a definição de parâmetros e critérios de avaliação,
a observação e análise cartográfica da morfologia da zona de estudo,
o diagnostico das condições de acessibilidade física e visual, inerentes à sua estrutura
espacial através da sua confrontação com os parâmetros;
ensaio de uma ferramenta de apoio ao projecto.
Como caso de estudo usamos uma área em Alcântara, Lisboa, sujeitando-a a uma avaliação
de factores críticos e ensaiando um modelo de projecto que vise a melhoria de acessibilidade
no caso de estudo.
Concluindo-se assim com um contributo analítico para sugerir um percurso de mobilidades
suaves capaz de garantir uma melhoria na acessibilidade do lugar em estudo, conferindo
continuidade entre espaços públicos e ainda a adopção de medidas de projecto, com ajudas
técnicas ou de comunicação compensadoras.

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