Mobilidade ciclável: uma avaliação do ciclo de vida
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Engenharia Mecânica
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Diogo Rodrigues de Almeida
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2014
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 3
Engenharia
Palavra chave 4
mobilidade urbana
Descrição
As alterações climatéricas e a dependência dos recursos fósseis têm levado às sociedades a preocuparem-se cada vez mais com esses fatores. É neste âmbito que se enquadra a mobilidade ciclável como uma mais-valia económica, ambiental e de saúde pública. A utilização da bicicleta nas deslocações quotidianas está em crescimento, não só em Portugal mas em toda a Europa. Desta forma, e numa época de crise económica, a mobilidade ciclável torna-se uma opção cada vez mais interessante, principalmente para distâncias curtas. Além disso, existe na atualidade um maior interesse nas deslocações feitas de bicicleta e um esforço para lançar bicicletas mais atrativas no mercado. Políticas de incentivo ao uso da bicicleta e à redução das emissões para a atmosfera estão hoje mais que nunca no topo de prioridades das cidades que pretendem ser associadas a uma boa qualidade de vida. O objetivo principal desta Dissertação centrou-se na avaliação do ciclo de vida de uma bicicleta de montanha e através da análise dos componentes com maior impacte ambiental associado, procuraram-se fazer alterações a nível de materiais e verificar qual a combinação que causava um menor impacte. Com recurso ao software SimaPro foram introduzidos e analisados os dados dos processos de produção, manutenção, uso e tratamento dos resíduos. Materiais como o alumínio, o aço, a madeira e a fibra de carbono foram testados no software e os resultados mostraram que os componentes que integram alumínio na sua produção são os mais danosos ao nível ambiental. Por outro lado, os testes realizados nos componentes de madeira mostram os melhores resultados. Foi verificado que a parte da produção numa bicicleta é a que tem mais impacte ambiental aquando avaliadas todas as fases do ciclo de vida.