Mobilidade ciclável: modelação de tráfego e de conflitos rodoviários

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Mecânica

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Luís Gonçalo Campos Brandão Câmara de Oliveira

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Portugal

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

Engenharia

Palavra chave 2

Logística e transporte

Palavra chave 3

Rodovias

Palavra chave 4

trafego

Descrição

A mobilidade ciclável torna-se uma opção cada vez mais válida. No entanto, um dos argumentos de maior relevo dado pelas pessoas para não usarem regularmente a bicicleta está relacionado com a falta de segurança na estrada. Na realidade, o aumento do número de bicicletas em vias públicas cria conflitos com os veículos motorizados, com impactos ao nível da segurança e desempenho do tráfego rodoviário. O principal objetivo desta Dissertação consiste em estudar os conflitos entre bicicletas e veículos motorizados, na cidade de Aveiro, ao longo de três diferentes trajetos (A, B e C), entre a Estação Ferroviária e a Universidade de Aveiro, em 5 cenários distintos (base e 4 alternativos). No cenário base representa-se o estudo de caso, enquanto que no cenário 1 foram implementadas ciclovias ao longo de todos os trajetos. Nos cenários 2 e 3 aumentou-se o número de bicicletas a introduzir na simulação, em 10 vezes face às do cenário base, com a particularidade de no cenário 3 terem sido retirados veículos motorizados (na proporção relativa à sua taxa de ocupação, tendo em conta o número de bicicletas adicionado). Por fim, no cenário 4 foram criadas zonas de velocidade reduzida ao longo de todos os trajetos (velocidade máxima 30 km/h). Foram usados modelos de simulação de tráfego e de análise da segurança rodoviária, o VISSIM e o SSAM, respetivamente. Com este estudo foi possível selecionar os trajetos mais seguros e com menor fluxo de tráfego, bem como equacionar a implementação de soluções para evitar conflitos entre bicicletas e veículos motorizados. Na maioria das comparações realizadas, nenhum trajeto se revelou como o preferencial ao nível de todos os parâmetros da segurança rodoviária. Em alguns cenários alternativos foi verificado um decréscimo no número total de conflitos, mas estes apresentaram maior probabilidade na ocorrência de colisões efetivas entre veículos. Em outros casos, a gravidade das potenciais colisões foi também superior face à diminuição dos conflitos registados. No entanto, através da análise estatística realizada (teste t), foi possível verificar as medidas representativas que apresentavam diferenças significativas (p-value < 0,05) nos cenários alternativos comparativamente ao base. O cenário 3 apresentou um número total de con itos inferior, valores iguais de Tempo até à colisão (TTC), e mais elevados de Tempo de pós invasão (PET) (no trajeto C); os restantes parâmetros (Velocidade máxima dos veículos (MaxV)), Diferença da velocidade máxima dos veículos (ΔV) e Taxa inicial de desaceleração (DR)) foram inferiores, relativamente ao cenário base, à exceção de ΔV que foi superior, mas comprovou-se que o aumento não era significativo (p-value > 0,05). Posto isto, foi possível definir o cenário 3 como o preferencial a implementar na cidade de Aveiro, e que melhoraria a qualidade da mobilidade ciclável através do aumento da segurança rodoviária. As alterações implementadas ao caso de estudo (cenários alternativos) provocaram alterações no desempenho do tráfego, sendo que o maior número de pára-arrancas ocorreu no cenário 2, e o menor no 3, com uma diferença de 16% entre eles; em consequência o maior atraso no tráfego (mais 3% que o cenário base) foi verificado no cenário 2.

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