Mineração de dados, SIG e análise multicritério combinados para o planejamento de redes cicloviárias urbanas

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia de Transportes

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Thais de Cássia Martinelli Guerreiro

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

Banco de Dados

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

dados geolocalizados

Palavra chave 4

mobilidade urbana

Palavra chave 5

Planejamento

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Descrição

A bicicleta é vista hoje como uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana de forma sustentável. Apesar disto, os procedimentos de planejamento disponíveis para o desenvolvimento de infraestruturas cicloviárias ainda não estão totalmente consolidadas. Sendo assim, este estudo visa desenvolver e aplicar um método objetivo para o planejamento de redes cicloviárias com base na mineração de dados desagregados de origem-destino, em recursos de SIG e de técnicas de análise multicritério. É sugerida a realização de três etapas: a) identificação, a partir do perfil de usuários reais, de usuários potenciais, b) planejamento de propostas de redes cicloviárias, e c) comparação entre as redes propostas e as definidas pelo poder municipal, considerando os usuários reais e potenciais e critérios de custos e benefícios. Como resultado positivo, o uso de dados desagregados permitiu mensurar e analisar a proximidade dos usuários às redes, a quantidade de pessoas atendidas e a identificação dos usuários potenciais. Além disso, a análise com base em critérios de custo e de benefício foi capaz de indicar, por exemplo, que a rede cicloviária existente (RCE) na cidade considerada como estudo de caso (São Carlos, SP, Brasil) não serve adequadamente os usuários, quando comparado às redes propostas.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.