Metodologia para implantação e avaliação de sistemas cicloviários sob o enfoque da psicologia ambiental

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Psicologia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Hamer, Luciana Joyce

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Avaliação subjetiva de pavimentos

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

Psicologia ambiental

Palavra chave 4

Sistema cicloviário

Palavra chave 5

Sustentabilidade

Descrição

Alcançar o desenvolvimento sustentável no contexto urbano das cidades é um desafio para técnicos e gestores. As ciclovias surgem como alternativa para agregar ao sistema viário condições que possibilitem às pessoas realizarem seus deslocamentos de forma atrativa e eficiente. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo desenvolver um método de implantação de sistemas cicloviários em cidades de médio porte, baseado na Psicologia Ambiental e nas características físicas do espaço urbano e sua inter-relação. Para o estudo do comportamento e leitura do indivíduo no meio urbano, adotou-se os parâmetros de legibilidade e apreensão do “lugar”, além dos quatro fundamentos apresentados pela Psicologia Ambiental: espaço pessoal, territorialidade, privacidade e densidade/apinhamento na sua relação com o transporte cicloviário. Quanto ao espaço, físico, realizou-se uma revisão dos principais modelos disponíveis para medir o nível de serviço para bicicletas, na qual foram apresentadas variáveis de mobilidade baseadas na segurança viária e no conforto do ciclista. As variáveis apresentadas foram mensuradas por meio da Análise Hierárquica, em que buscou-se avaliar o Índice de Condição da Via que possibilitou definir, numa rede viária, os segmentos mais eficientes para compor o sistema cicloviário. O método é composto das seguintes etapas: delimitação da área de estudo (identificação do polo gerador de viagens e área de influência), caracterização da área de estudo (levantamento das informações da região), identificação dos segmentos com maior potencial para viagens com bicicletas (aspectos espaciais), avaliação do índice de condição da via, análise das oportunidades de intervenção e escolha do trecho de implantação. Como validação do método apresentado, realizou-se um estudo de caso na cidade de Goiânia. Com isso, pretende-se auxiliar gestores e profissionais na implantação de sistemas cicloviários dentro de uma perspectiva comportamental, como alternativa de mobilidade real e viável que vise a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade nos centros urbanos, potencializando o número de usuários de bicicleta.

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