Metodologia de estudo para implantação de sistemas cicloviários em campi universitários
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
ENGENHARIA URBANA
Veículo
20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Roberta Iza Grau ; Marco Antonio Garcia Ferreira
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2015
Palavra chave 1
infraestrutura cicloviária
Palavra chave 2
Sistema cicloviário
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Palavra chave 4
Universidade
Descrição
Em decorrência do crescimento do número de automóveis e do espalhamento deles no meio
urbano, os campi universitários têm apresentado características e problemas semelhantes
aos vivenciados pelos municípios. Dentre estes problemas, podemos citar: engarrafamento
nos horários de pico; falta de estacionamentos; emissões de gases poluentes e falta de
segurança para circular.
Baseado no cenário atual, este trabalho tem por objetivo levantar os fatores que podem
influenciar no uso ou no não uso da bicicleta como modo de transporte pelo público
universitário. Acredita-se que o conhecimento destes fatores possa servir de subsídio para a
elaboração de uma metodologia de estudos de definição e posteriormente implantação de
rede cicloviária que atenda as necessidades do público universitário.
O método utilizado para interpretação dos dados coletados no questionário é baseado no
modelo Transteórico elaborado por Prochaska e DiClemente (1983) cuja característica é
descobrir o estágio motivacional em que se encontra uma determinada população, neste
caso o interesse é descobrir a afeição pela mudança de comportamento em relação à
escolha do modo de transporte. O questionário foi desenvolvido em quatro blocos,
destinados a obter as seguintes informações: (1) características pessoais dos usuários do
campus, (2) modo de transporte utilizado em suas viagens rotineiras (3) barreiras e
motivações com relação ao uso da bicicleta para as viagens até a universidade e, (4)
probabilidade de mudança de modal.