Metodologia de estudo para implantação de sistemas cicloviários em campi universitários

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

ENGENHARIA URBANA

Veículo

20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Roberta Iza Grau ; Marco Antonio Garcia Ferreira

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

infraestrutura cicloviária

Palavra chave 2

Sistema cicloviário

Palavra chave 3

Sustentabilidade

Palavra chave 4

Universidade

Descrição

Em decorrência do crescimento do número de automóveis e do espalhamento deles no meio
urbano, os campi universitários têm apresentado características e problemas semelhantes
aos vivenciados pelos municípios. Dentre estes problemas, podemos citar: engarrafamento
nos horários de pico; falta de estacionamentos; emissões de gases poluentes e falta de
segurança para circular.
Baseado no cenário atual, este trabalho tem por objetivo levantar os fatores que podem
influenciar no uso ou no não uso da bicicleta como modo de transporte pelo público
universitário. Acredita-se que o conhecimento destes fatores possa servir de subsídio para a
elaboração de uma metodologia de estudos de definição e posteriormente implantação de
rede cicloviária que atenda as necessidades do público universitário.
O método utilizado para interpretação dos dados coletados no questionário é baseado no
modelo Transteórico elaborado por Prochaska e DiClemente (1983) cuja característica é
descobrir o estágio motivacional em que se encontra uma determinada população, neste
caso o interesse é descobrir a afeição pela mudança de comportamento em relação à
escolha do modo de transporte. O questionário foi desenvolvido em quatro blocos,
destinados a obter as seguintes informações: (1) características pessoais dos usuários do
campus, (2) modo de transporte utilizado em suas viagens rotineiras (3) barreiras e
motivações com relação ao uso da bicicleta para as viagens até a universidade e, (4)
probabilidade de mudança de modal.

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