Método de análise de projetos viários para melhoria da segurança de pedestres e ciclistas em rodovias concessionadas paulistas
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Engenharia de Transportes
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Andrea Laurindvicius Ribeiro
Língua
Português
Abrangência geográfica
Estadual
País
Brasil
Estado
São Paulo
Ano da publicação
2012
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Pedestres
Palavra chave 3
Planejamento
Palavra chave 4
Rodovias
Palavra chave 5
Segurança viária
Descrição
O objetivo deste trabalho é estudar a segurança de pedestres e ciclistas nas rodovias concessionadas do Estado de São Paulo. Os conceitos de oportunidade de manobra e oportunidade de conflito de tráfego têm sido usados para obter estimar a segurança em substituição à análise do histórico de acidentes. Estes conceitos têm a vantagem de depender apenas dos dados operacionais do local estudado, como velocidade, fluxo de veículos, fluxo de pedestres, entre outros. Inicialmente é apresentada a revisão dos dispositivos de segurança para pedestres e ciclistas na literatura nacional e internacional, seus parâmetros de aplicação e projeto. Com base nessa revisão foi realizado um estudo de campo que buscou formular um modelo de análise para avaliar o nível de segurança de pedestres e ciclistas em rodovias. Este modelo foi validado contra observações de campo (medidas empíricas) e comparação com o histórico de acidentes, com sucesso, mas apenas para pedestres.