MANUAL DE ESTACIONAMENTOS PARA BICICLETAS

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Portugal

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

Bicicletários

Palavra chave 2

Engenharia

Palavra chave 3

Estacionamento

Palavra chave 4

Infraestrutura

Palavra chave 5

Planejamento

Descrição

Conheça o “Guia de boas práticas para instalação de estacionamentos de bicicletas: paraciclos e bicicletários” da UCB – União de Ciclistas do Brasil em https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/guia-de-boas-praticas-para-instalacao-de-estacionamentos-de-bicicletas-paraciclos-e-bicicletarios/

————————-

DESCRIÇÃO
No incentivo à utilização da bicicleta, é fundamental que os estacionamentos para bicicletas sejam seguros e estejam bem localizados. Ao se criarem condições para o parqueamento de bicicletas, está-se a transmitir a mensagem ao público de que a utilização deste meio é bem-vinda, e leva as pessoas a considerarem a sua utilização num futuro próximo.
Infelizmente, são poucos os lugares onde hoje em dia se pode deixar a bicicleta estacionada devidamente. Se então considerarmos que os mesmos devem obedecer a características de qualidade e segurança, então são ainda menos. Pouca ou nenhuma atenção tem sido dada às necessidades de quem opta pela bicicleta como meio de transporte. Com o aumento do número de utilizadores de bicicleta, é notória a falta destas infraestruturas fundamentais.
Pontualmente é contemplada a instalação destes estacionamentos, mas a sua localização ou tipo, são francamente desadequados, acabando por não ser utilizados.
Em todo os países onde o recurso à bicicleta é comum, podemos encontrar estacionamento para estes veículos na maioria dos locais públicos ou privados, sendo alguns deles simplesmente impressionantes.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.