MANUAL CICLOLOGÍSTICA: PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO E DEFINIÇÃO DE MÉTRICAS SÃO PAULO 2022

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Prefeitura de São Paulo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2022

Palavra chave 1

ciclologística

Palavra chave 2

Entregadores

Palavra chave 3

tranporte

Descrição

Este manual tem como objetivo propor um plano detalhado de implementação de um projeto-piloto para a utilização da ciclologística como alternativa no transporte de carga na cidade de São Paulo. O desenvolvimento desse plano tem como base as especificidades do modo cicloviário, particularidades das diferentes regiões da cidade de São Paulo e os impactos econômicos, ambientais e sociais desse modo.

A ciclologística cresce no país, principalmente em função do crescimento do volume de entregas de e-commerce e alimentação (food delivery), mas há muitas oportunidades para torná-la ainda mais abrangente, mais inclusiva e mais presente nas cidades brasileiras. É preciso levar tal modo de entrega às regiões mais periféricas das cidades, onde moram consumidores e entregadores, com amplo comércio local e volumes crescentes de e-commerce. É preciso estruturar regulamentações que favoreçam o uso deste modo, seja através de incentivos fiscais para aquisição de equipamentos e contratação de ciclo-entregadores, seja através de facilitação para uso e movimentação (estacionamento, infraestrutura etc.). E, finalmente, é preciso conectar os atores deste ecossistema de entrega urbana para contínua melhoria nos modelos de abastecimento das cidades em geral e de São Paulo em específico, uma vez que os padrões de consumo estão mudando rápido.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.