Londres decide ampliar espaços para ciclistas e pedestres após relaxar isolamento

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Mobilidade

Veículo

JORNAL NACIONAL

Tipo de autoria

Empresa privada

Nome do autor

GLOBO

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Inglaterra

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Coronavírus

Palavra chave 2

Infraestrutura

Palavra chave 3

Pandemia

Palavra chave 4

Pedestres

Descrição

Londres decide ampliar espaços para ciclistas e pedestres após relaxar isolamento
Prefeito fala em uma “reinvenção fundamental da vida na cidade”. Muitas vagas e pistas começaram a virar ciclovias ou calçadas mais largas para garantir o distanciamento social.
19/05/2020 21h41 Atualizado há um ano

O Reino Unido começou a relaxar o isolamento social há exatamente uma semana e Londres vai implantar novidades para facilitar o distanciamento social.

A vida nas cidades sempre foi aos trancos e esbarrões. Até o mundo topar com o novo coronavírus. De um dia pro outro, ruas ficaram vazias. Mas Londres já comemora a volta bem gradual à normalidade, só que não quer ser como antes.

O prefeito fala numa “reinvenção fundamental da vida na cidade”. Sadiq Khan avisou logo que a transformação não vai ser suave – um alerta pros donos de carro. A prefeitura sonha com dez vezes mais bicicletas nas ruas e quer quintuplicar a média de caminhadas.

Muitas vagas e pistas começaram a virar ciclovias ou calçadas mais largas. Os londrinos vão ter mais espaço pra manter o distanciamento social.

A prefeitura também espera que as caminhadas estimulem o comércio de bairro – um movimento importante quando a recessão já dobra a esquina.

A reurbanização vai aumentar o pedágio pra carros no Centro e diminuir a velocidade máxima em algumas ruas. Em outras, só circulariam pedestres, ciclistas e os ícones da cidade: o ônibus de dois andares e o táxi preto. A pandemia comprovou que as pessoas sentem mais vontade de pedalar sem tantos carros por perto.

Os ciclistas começaram ganhar mil vagas de estacionamento de bicicletas e mais 30 quilômetros de ciclovias – e eles já agradecem.

Agora, na primeira fase do relaxamento das restrições sociais, o governo britânico permite que as pessoas façam exercício à vontade – desde que respeitem o distanciamento. E a bicicleta é perfeita pra isso: ninguém pedala muito perto do outro. Em Londres os comerciantes já falam num “boom” de vendas.

A maior rede do país disse que as vendas de bicicleta saltaram 17%. As lojas e oficinas de bicicleta nunca pararam. O governo britânico entende que são serviços essenciais, assim como farmácias e supermercados.

É um transporte que ajuda a diminuir a dependência do carro, do metrô e do ônibus; a poluição nas cidades; e põe as pessoas pra se exercitar. Londres quer deixar a pandemia pra trás e entrar num ciclo novo.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.