Laerte ao GT Gênero da Ciclocidade

Tipo de publicação

Audiovisual (Documentário)

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Ciclocidade

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2018

Duração

4 minutos

Palavra chave 1

Estudo de casos

Palavra chave 2

Gênero

Descrição

No último dia 12 de março de 2016, o GT Gênero da Ciclocidade fez uma grande roda de conversa chamada Mobilidade por Bicicleta no Mês Internacional da Mulher. Na ocasião, a cartunista Laerte Coutinho gravou um depoimento às meninas do GT, que compartilhamos agora.

Laerte comenta os principais desafios de mulheres (cis/trans) ao se locomover pela cidade, fala sobre o uso da bicicleta como um meio de transporte em São Paulo e a importância da criação de políticas públicas específicas de mobilidade para o fomentar o uso da bicicleta. Obrigada Laerte!!!

Um vídeo de Pedro Marques.

Perguntas:

1. Você usa a bicicleta no seu dia-a-dia? Se sim, por quais motivos?
2. Quais os principais desafios da mulher (cis/trans) ao se locomover pela cidade? (seja como pedestre/ciclista/usuária de transporte público, etc)
3. Qual sua perspectiva sobre o uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo numa metrópole como São Paulo? (Desafios/benefícios para as pessoas/cidade)
4. Você considera importante a criação de políticas públicas específicas de mobilidade para o fomentar o uso da bicicleta?Por que?
5. Você considera importante o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte por mulheres?
6. Você acredita que a bicicleta possa ser uma ferramenta positiva para a conquista de autonomia das mulheres (cis/trans)? De que maneira?
7. Uma mensagem de incentivo ao GT Gênero da Ciclocidade?

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.