Infraestrutura cicloviária e seu impacto no uso de bicicleta em Goiânia

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Administração

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Daniel José Fernandes Vieira, Kayo Rodrigues Fernandes de Carvalho

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Goiás

Município

Goiânia

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

Transporte Cicloviário

Descrição

As cidades protagonizam o desenvolvimento da sociedade do século XXI. Todavia, diversos
problemas atuam no meio urbano como barreira ao crescimento, sendo a mobilidade urbana
um deles. Em Goiânia, semelhante a outras localidades brasileiras, tal problema é
recorrente devido à intensa utilização de veículos particulares, contradizendo os princípios e
diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. Algumas medidas foram
tomadas por parte dos órgãos públicos para mitigar os problemas de mobilidade urbana,
sendo a implantação de ciclovia uma delas. Diante disto este trabalho busca avaliar sob a
perspectiva da amostra como o modal cicloviário pode ser incorporado ao cotidiano para
realizar deslocamentos em Goiânia, sendo necessário verificar se a ciclovia induz a
utilização de bicicleta, além de identificar os fatores os quais motivam e/ou impedem as
pessoas de utilizá-la. Para atingir os objetivos, utilizou-se como instrumento de pesquisa um
questionário que foi aplicado em algumas áreas de influência das ciclovias de Goiânia. Este
instrumento possibilitou que o entrevistado identificasse se a existência da ciclovia induzia
ou não a utilização de bicicleta e que fatores motivam e impedem essa utilização. Os dados
obtidos nas entrevistas foram dispostos para análise na escala de concordância Likert,
recebendo o tratamento de dados através dos softwares Microsoft Excel e SPSS. Após a
análise qualitativa-descritiva dos dados, observou-se que a infraestrutura cicloviária induz a
utilização da bicicleta como meio de transporte. Entretanto, como seu uso é realizado no
cotidiano por uma parcela pequena da população, verificou-se que existem outros fatores
que são empecilhos a essa prática. Além disso, através da análise fatorial, foi determinado
que outros quatro fatores podem ser correlacionados ao avaliar os 21 itens motivadores e
desmotivadores do uso de bicicleta abordados no instrumento de coleta de dados da
pesquisa.

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