Infraestrutura cicloviária e seu impacto no uso de bicicleta em Goiânia
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Administração
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Daniel José Fernandes Vieira, Kayo Rodrigues Fernandes de Carvalho
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Goiás
Município
Goiânia
Ano da publicação
2016
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
Transporte Cicloviário
Descrição
As cidades protagonizam o desenvolvimento da sociedade do século XXI. Todavia, diversos
problemas atuam no meio urbano como barreira ao crescimento, sendo a mobilidade urbana
um deles. Em Goiânia, semelhante a outras localidades brasileiras, tal problema é
recorrente devido à intensa utilização de veículos particulares, contradizendo os princípios e
diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. Algumas medidas foram
tomadas por parte dos órgãos públicos para mitigar os problemas de mobilidade urbana,
sendo a implantação de ciclovia uma delas. Diante disto este trabalho busca avaliar sob a
perspectiva da amostra como o modal cicloviário pode ser incorporado ao cotidiano para
realizar deslocamentos em Goiânia, sendo necessário verificar se a ciclovia induz a
utilização de bicicleta, além de identificar os fatores os quais motivam e/ou impedem as
pessoas de utilizá-la. Para atingir os objetivos, utilizou-se como instrumento de pesquisa um
questionário que foi aplicado em algumas áreas de influência das ciclovias de Goiânia. Este
instrumento possibilitou que o entrevistado identificasse se a existência da ciclovia induzia
ou não a utilização de bicicleta e que fatores motivam e impedem essa utilização. Os dados
obtidos nas entrevistas foram dispostos para análise na escala de concordância Likert,
recebendo o tratamento de dados através dos softwares Microsoft Excel e SPSS. Após a
análise qualitativa-descritiva dos dados, observou-se que a infraestrutura cicloviária induz a
utilização da bicicleta como meio de transporte. Entretanto, como seu uso é realizado no
cotidiano por uma parcela pequena da população, verificou-se que existem outros fatores
que são empecilhos a essa prática. Além disso, através da análise fatorial, foi determinado
que outros quatro fatores podem ser correlacionados ao avaliar os 21 itens motivadores e
desmotivadores do uso de bicicleta abordados no instrumento de coleta de dados da
pesquisa.