Índice de avaliação de mobilidade cicloviária: um estudo de caso da cicloestrutura e do uso da bicicleta em João Pessoa – PB.
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Desenvolvimento e Meio Ambiente
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Batista, Diogo Gomes Pereira
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Paraíba
Município
João Pessoa
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Cidades Sustentáveis
Palavra chave 3
Mobilidade Urbana Sustentável
Palavra chave 4
Políticas Públicas
Palavra chave 5
Sustentabilidade
Descrição
Reconhecendo o uso da bicicleta como potencializador de uma mobilidade urbana mais sustentável, essa pesquisa tem como objetivo geral avaliar a mobilidade cicloviária da cidade de João Pessoa/PB, a partir da elaboração e aplicação do índice de Avaliação de Mobilidade Cicloviária (AMoCiclo), com foco na infraestrutura cicloviária. Os procedimentos metodológicos adotados correspondem aos objetivos específicos de identificar a estrutura cicloviária existente a partir de uma ampla pesquisa de campo e pesquisa documental; identificar o uso da bicicleta, em vias de transporte cotidiano de todas as zonas da cidade, através do método de contagem de ciclistas; elaborar o índice (AMoCiclo) a partir de revisão bibliográfica de outros métodos de referência para a incorporação de indicadores de qualidade de infraestrutura cicloviária; e realizar a aplicação desse índice, utilizando como estudo de caso as ciclovias e ciclofaixas de toda a cidade de João Pessoa. Os resultados apresentam um panorama da mobilidade cicloviária de João Pessoa, através de um mapeamento e caracterização de todos os eixos cicloviários existentes; bem como, uma análise da densidade de pessoas de bicicleta e suas características físicas e comportamentais no trânsito em locais com e sem infraestrutura cicloviária. Nesse sentido, revela-se a falta de conectividade da malha cicloviária existente e a sua inexistência em áreas de volume considerável de ciclistas. Além disso, a elaboração e aplicação do índice AMoCiclo constitui-se como um importante método de medida de qualidade da estrutura cicloviária, gerando um diagnóstico que permite, de forma objetiva, mensurar as condições dessa cicloestrutura qualificando-a sobre 12 diferentes indicadores. Os resultados das notas do índice, correspondem diretamente a uma hierarquia de prioridade de ações para melhoria do sistema. Com relação ao desempenho observado, revela-se uma situação de defasagem em vários aspectos, sobretudo no tocante a categoria da sinalização. Desse modo, os indicadores desenvolvidos e utilizados mostram-se eficazes não só expondo as condições da estrutura cicloviária como também sendo passíveis de subsidiar medidas de aprimoramento do sistema, como forma de fortalecer o transporte ativo por bicicleta no planejamento da mobilidade urbana.