Incentivos e empecilhos para a inclusão da bicicleta entre universitários
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Psicologia
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Cláudio Márcio Antunes Franco
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2011
Palavra chave 1
mobilidade urbana
Palavra chave 2
Planejamento
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Descrição
O crescente aumento do uso de automóveis nas cidades tem gerado congestionamentos cada vez maiores culminando em uma crise de mobilidade nos grandes centros urbanos. O uso da bicicleta começa a ser percebido pelos gestores, como uma alternativa ao transporte urbano de veículos automotores individualizados apesar da ausência de infraestrutura urbana para o ciclismo e da resistência cultural ao abandono do automóvel. Esse trabalho teve como finalidade investigar a atitude de estudantes universitários para a inclusão da bicicleta nos trajetos até a universidade. 412 estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, na cidade de Curitiba, responderam ao questionário. 86,3% declararam nunca ter tido algum tipo de educação/treinamento para se locomover com a bicicleta. Nos deslocamentos para a IES, a maioria utiliza ônibus (42,1%), seguido de carro (33,7) e somente 2% utilizam a bicicleta. Para 37,4% dos participantes, a distância aceitável para fazer um deslocamento por bicicleta foi de 4 a 6 km, valor esse encontrado em estudos internacionais. As mulheres tinham atitude mais positiva do que os homens em relação à atitude de utilizar a bicicleta nos trajetos até a universidade. Os que não possuíam e não dispunham de carro tinham uma atitude mais positiva em relação ao uso da bicicleta do que seus pares motorizados. Essa pesquisa forneceu dados sobre a atitude em relação ao uso da bicicleta nos deslocamentos até a universidade e sobre fatores que podem influenciar na escolha desse modal. Esses dados podem embasar futuras campanhas para aumentar o uso da bicicleta entre estudantes universitários.