Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego.

Tipo de publicação

Dado

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Ciclocidade

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2025

Palavra chave 1

Fiscalização

Palavra chave 2

Outra

Palavra chave 3

Radares

Palavra chave 4

redução de velocidade

Palavra chave 5

Segurança viária

Palavra chave 6

velocidades

Descrição

O estudo “Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego” investiga como a redução dos limites de velocidade interferiu (ou não) nos tempos de deslocamento na capital paulista, a partir de milhões de registros de velocidade captados por radares entre 2015 e 2016.

Os resultados mostram que, na ausência de congestionamentos, a velocidade média dos trajetos praticamente não se altera: motoristas apenas freiam nas imediações dos radares e voltam a acelerar logo em seguida, comportamento conhecido como “acelera e freia”. Isso reforça a importância da fiscalização eficaz, como a por velocidade média, e da estabilidade no trânsito como fator de segurança viária.

A publicação integra uma série de estudos da Ciclocidade que buscam contribuir com políticas públicas baseadas em evidências, em especial com o avanço do Projeto de Lei 2789/2023, que propõe limites de velocidade mais seguros, alinhados à OMS, e autoriza a fiscalização por velocidade média no país.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.